Há 50 anos João Luiz Madeira Lopes foi um dos muitos scalabitanos que receberam Salgueiro Maia e os seus homens com uma grande manifestação de apoio no Largo do Município em Santarém. Estes ano nas comemorações do 25 de Abril vamos poder assistir a uma recriação da coluna militar comandada por Salgueiro Maia que partiu de Santarém para fazer a revolução em Lisboa.
João Luiz Madeira Lopes, de 80 anos, advogado, ativista político antifascista, homem de Abril, é um dos elementos da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril que se realizam em Santarém desde 1977.
Em entrevista ao Mais Ribatejo, João Luiz Madeira Lopes fala-nos das comemorações do 25 de Abril que este ano assinalam os 50 anos da revolução. Vai haver um grande espetáculo musical com a participação de uma centena de populares. No final do espetáculo, haverá uma recriação da partida para Lisboa da coluna militar comandada por Salgueiro Maia. Uma recriação que contará com a presença de muitos dos militares que há 50 anos saíram de Santarém para fazer a revolução de Abril. E no dia 27 de Abril, será também recriada a grande receção popular que acolheu Salgueiro Maia e os seus militares no Largo do Município.

João Luiz Madeira Lopes foi um dos muitos scalabitanos que saudaram Salgueiro Maia e os seus camaradas e recorda a grande alegria que sentiu nesse dia. Fala-nos do seu ativismo político como oposicionista do Estado Novo, desde logo nas lutas estudantis de 1961/62 na Universidade de Lisboa, onde estudou Direito. Depois, já na Primavera Marcelista, como candidato pela Oposição Democrática, nas eleições de 1973.















