O X Encontro “A Arte de Educar”, dedicado ao tema “Semear Criatividade para colher Sabedoria”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, realizado esta terça-feira, 9 de julho, no auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém, contou com a participação de mais de duas centenas e meia de professores.
A sessão de abertura contou com as presenças de João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Hélia Dias, diretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, Margarida da Franca, diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e José Luís Avelino, diretor do Centro de Formação da Lezíria do Tejo, entre outros.
O início desta sessão contou com uma apresentação de ginástica acrobática, com Teresa Silva e Celeste Madruga, da Associação Académica de Santarém. Através da ginástica acrobática, aliada à música e ao movimento, as ginastas apresentaram uma coreografia em que as expressões físicas e artísticas se envolveram, em sincronia, e demonstraram que é preciso “semear criatividade para colher sabedoria”.

O X Encontro “A Arte de Educar” contou com oradores como Paulo Pires do Vale, do Plano Nacional das Artes, João Aidos, programador do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, em articulação com as escolas, Dominique Ventura, professor do Conservatório de Música de Santarém, que participa na vertente da música como arte inspiradora, Mário Augusto, na vertente do cinema, Marta Ornelas, no acesso do público escolar à arte, entre outros.