O Hospital de Santarém reabriu hoje a sua urgência de Obstetrícia e Ginecologia, sendo esta a principal alteração em relação a terça-feira no mapa de resposta sazonal dos serviços hospitalares, segundo informação publicada no Portal do SNS às 09:00.
De salientar que pela primeira vez, neste Verão todos os serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia do distrito de Santarém estiveram vários dias encerrados.
Já antes os distritos de Leiria e de Setúbal estiveram na mesma situação nunca antes registada em Portugal.
Um problema agravado este ano com as mudanças introduzidas pelo Governo, com destaque para a alterações no trabalho que estava a ser feito pela DE-SNS – Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.
O modelo da anterior DE-SNS foi muito criticado pela rotatividade das urgências de porta aberta, mas o facto de os mapas terem sido, à data, feitos por trimestre assegurou previsibilidade. Ou seja, pelo menos durante três meses as grávidas sabiam onde se dirigir.
Agora, sim, é o caos. Tudo piorou com distritos inteiros com urgências encerradas, o que está a fazer disparar o número de partos em ambulâncias na beira da estrada. Segundo o Expresso, “as Urgências obstétricas fechadas aumentam 40% face a 2023”.
O Hospital do Barreiro é o único do país que têm dois serviços de urgência encerrados (Pediátrica e Obstetrícia e Ginecologia) e, no Médio Tejo, o hospital de Abrantes mantém fechados os serviços urgentes de Obstetrícia e Ginecologia, enquanto no sul do país, o único condicionamento registado é em Portimão, que encerrou a sua Urgência de Obstetrícia.
Apesar de não existirem mais encerramentos, verificam-se vários condicionamentos, com unidades classificadas como referenciadas, serviços reservados às urgências internas e aos casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.
O Hospital Amadora-Sintra tem referenciadas as suas urgências de Obstetrícia e Ginecologia (00:00/08:00 e 20:00/24:00) e Pediátrica (00:00/08:00 e 20:00/24:00) e o Hospital São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) tem a sua Urgência de Obstetrícia e Ginecologia referenciada entre as 00:00/09:00 e 21:00/24:00.
No centro, a Pediatria do Serviço de Atendimento de Pediatria de Viseu está também referenciada entre as 20:15 e 23:00 de hoje.
A norte, o hospital de Braga teve referenciada a Urgência de Obstetrícia entre as 00:00 e as 08:00 de hoje.
Já os serviços de Urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (Lisboa Central) e de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) estão referenciados todo o dia apenas para receber casos indicados pelo INEM.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apela à população para “ligar sempre para a Linha SOS Grávida [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência de Ginecologia”.