O Jardim da Liberdade, em Santarém, junto à entrada principal do edifício do Tribunal, será palco de mais um momento simbólico inserido nas comemorações dos 50+1 anos do 25 de Abril. No próximo dia 3 de abril, pelas 12h00, será apresentada ao público a estátua de São Paulo, da autoria do escultor Fernando Marques, numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Santarém.
A escultura presta homenagem à figura de São Paulo, missionário do cristianismo e frequentemente apontado como um dos primeiros a enaltecer os valores da Liberdade, tema central das celebrações deste mês em Santarém. A obra esteve prevista desde 2010, no contexto da política de valorização e embelezamento dos espaços públicos, associada à requalificação e inauguração do próprio Jardim da Liberdade.
A estátua foi concebida por Fernando Marques, autor de outras obras escultóricas públicas que enriquecem o património artístico da cidade, e cuja passagem de gesso para pedra foi concretizada pelo atelier “Arte em Pedra”, de Avelino Domingos Baleia. A peça será instalada num pedestal de betão revestido a pedra, reforçando a sua presença simbólica e paisagística no centro urbano escalabitano.
Esta cerimónia integra-se no conjunto de iniciativas culturais e institucionais promovidas ao longo da primeira semana de abril, em Santarém, no âmbito das Comemorações Populares do 25 de Abril, que incluem também homenagens a Salgueiro Maia, exibições cinematográficas, espetáculos e debates sobre a Liberdade.