Com experiência autárquica e ligação à comunidade, o torrejano de 73 anos quer liderar “uma nova era” no concelho
O empresário José Fernando Cardoso Carola, de 73 anos, é o candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal de Torres Novas, no distrito de Santarém, nas próximas eleições autárquicas, previstas para o último trimestre deste ano.
Em comunicado, a distrital do Chega destaca o percurso de vida de José Carola, natural da freguesia de Santiago, como “dedicado ao trabalho, à comunidade e à defesa dos interesses locais”, sublinhando a sua experiência política e associativa. Ao longo dos anos, foi eleito várias vezes para a Junta de Freguesia de Santiago pelo Partido Social Democrata (PSD), tendo agora aceitado o desafio de encabeçar um novo projeto político pelo Chega.
“Aceitei o convite para ser candidato pelo Chega porque Torres Novas precisa de mudança. Uma mudança que coloque a cidade no caminho do desenvolvimento, da transparência e de uma gestão mais próxima das necessidades da população”, afirmou o candidato, citado no comunicado.
Com o Curso Industrial e Complementar dos Liceus, José Carola iniciou carreira como desenhador de máquinas e projetista industrial, vindo a tornar-se empresário na indústria de moldes. Atualmente reformado, mantém-se ativo como comerciante na área da livraria e papelaria. É também sócio fundador do Clube União Carreiro de Areia (CUCA) e desempenhou funções de direção na Sociedade Recreativa Pintainhense, onde esteve como presidente até janeiro de 2025.
Candidatura surge num concelho de tradição socialista
Nas últimas eleições autárquicas, em 2021, o Partido Socialista venceu com 45,2% dos votos, elegendo cinco dos sete elementos do executivo municipal. A coligação PSD/CDS-PP e o movimento independente P’la Nossa Terra elegeram um vereador cada. O concelho de Torres Novas tinha então 30.795 eleitores inscritos.
Com o atual presidente, Pedro Ferreira (PS), a terminar o terceiro e último mandato, a corrida eleitoral já conta com vários nomes anunciados:
-
José Trincão Marques, advogado, será o candidato do PS;
-
Tiago Ferreira, empresário, encabeça a lista do PSD;
-
Júlio Costa, artista visual e doutorando em História da Arte, é o candidato da CDU;
-
e agora José Carola, pelo Chega.
É cedo para me pronunciar sobre as minhas aspirações, assim como das minhas conviccões.
Para me iniciar no contexto, quero ter uma curta conversa com André Ventura, sobre um assunto que conheço melhor que ninguém, e está a empobrecer fortemente o País; E estamos todos a pagar por isso. Logo que fôr possível, agradeço.