A SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social reforçou a sua presença no Ribatejo com a inauguração da sua sede distrital em Santarém, na Casa do Campino, no passado dia 22 de abril.
A cerimónia contou com a presença de Álvaro Beleza, presidente da SEDES Nacional, João Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e José Arruda, novo presidente da SEDES Santarém. Marcaram presença diversas entidades públicas e privadas da região, num evento que sublinhou a importância da participação ativa no desenvolvimento económico e social.
Durante a sessão, Álvaro Beleza deu posse aos membros do novo Conselho Coordenador Distrital, liderado por José António Arruda Lopes, acompanhado pelos vice-presidentes António Manuel Alexandre, Dionísio Mendes e Victor Pombeiro, entre outros membros.
Foi também apresentado o Conselho Consultivo da SEDES Santarém, presidido por Isaura Morais e composto por personalidades de diferentes áreas da economia, ciência, academia, rede social e cultura, que aceitaram colaborar na missão de dinamizar a região.
A cerimónia incluiu ainda homenagens a Maria Salomé Rafael, anterior presidente do Conselho Coordenador, ao general José Braga, anterior secretário-geral, e, a título póstumo, ao Capitão de Abril Carlos Matos Gomes, cuja presença estava inicialmente confirmada para a conferência. Foi também homenageado o autarca Renato Campos.
O evento encerrou com a conferência “25 de Abril, Liberdade e o Presente”, moderada pelo jornalista Fernando Alves. Participaram como oradores o Coronel Garcia Correia, que relatou a sua experiência no 25 de Abril, o General José Braga, que refletiu sobre a evolução da liberdade, e Miguel Botas Castanho, que apresentou uma visão sobre a relação entre ciência, sociedade e democracia.
🎙️ Debate com partidos políticos em Tomar
Hoje, 29 de abril, a SEDES Santarém promove ainda um debate entre as candidaturas pelo círculo eleitoral de Santarém às legislativas de 18 de maio. A iniciativa realiza-se no campus do Instituto Politécnico de Tomar, a partir das 17h30, com a participação de oito candidaturas.
A moderação estará a cargo do jornalista Mário Rui Fonseca (Agência Lusa e mediotejo.net) e o debate será transmitido pela rádio Hertz e nas redes sociais.
📍 A entrada é livre, limitada à lotação e ao horário de abertura do debate.