A campanha autárquica em Santarém acaba de ganhar projeção nacional… e não foi por causa de uma grande obra pública, mas sim graças a um vídeo recheado de trocadilhos com ovos. Sim, leu bem: ovos.
O protagonista desta nova iguaria eleitoral é Pedro Ribeiro, candidato do PS à Câmara de Santarém, que decidiu juntar a política à proteína, num vídeo partilhado nas redes sociais esta Páscoa. A peça foi tão “nutritiva” que mereceu destaque na edição desta terça-feira do programa “Isto é Gozar com Quem Trabalha | Especial Outra vez Eleições” , de Ricardo Araújo Pereira, na SIC.
“Mesmo não sendo um escalabitano de gema, a minha intenção é clara”, disse Pedro Ribeiro, sem medo de partir a casca e com a confiança de quem quer “fazer Santarém sentir-se capital o ano inteiro, e não só em dias de festa”.
Mas foi a ousadia de comparar festas a ovos — entre os de gema e clara e os de chocolate — que levou Ricardo Araújo Pereira a pegar na espátula da ironia e fritar o tema em direto para todo o país.
“Todos os trocadilhos com ovos de galinha estavam esgotados, então introduziu o ovo da Páscoa”, atirou o humorista, antes de sugerir ao universo político mais alguns ovos de campanha: o “ovo de transporte de bebés no carro”, o “ovo amaldiçoado”, e claro, o imprescindível “ovo de madeira para remendar meias” — útil quando se anda a pisar cascas.
A mensagem de Pedro Ribeiro era clara: menos festas, mais ação. Mas como ninguém resiste a uma boa omelete de trocadilhos, o vídeo saltou das redes sociais para a televisão nacional — e de lá para a imaginação coletiva. Afinal, Santarém pode ainda não estar a ferver de política, mas já está em lume brando no prime time.
Neste caldo político temperado com claras de intenção e gemas de crítica, resta saber se o eleitorado prefere ovos mexidos ou bem batidos. Uma coisa é certa: em Santarém, a política está longe de ser insossa.
PS: Este texto não contém conservantes, mas pode conter vestígios de ironia, sátira e alguma albumina democrática.











