A Coligação Democrática Unitária (CDU) anunciou João Filipe da Silva Ricardo, de 72 anos, como candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha nas eleições autárquicas deste ano. A candidatura, segundo a nota divulgada, resulta da convergência de dezenas de homens e mulheres, com ou sem filiação partidária, que reconhecem na CDU o projeto necessário para o desenvolvimento do concelho.
Funcionário administrativo aposentado, João Filipe Ricardo participou como substituto na Assembleia Municipal durante o mandato 2021-2025. A CDU sublinha que os seus eleitos se têm distinguido pela defesa intransigente dos direitos das populações, ouvindo e dando voz às suas reivindicações.

A candidatura à Assembleia Municipal será liderada por Paula Alexandra Vieira Duarte, professora de 43 anos e atual eleita pela CDU naquele órgão.
Para as Assembleias de Freguesia, os candidatos são: Elsa Duarte (Atalaia), José Santos Simões (Praia do Ribatejo), Paulo Frade (Tancos) e José Manuel Duarte (Vila Nova da Barquinha), todos com experiência autárquica anterior.
Entre as prioridades da CDU estão a reabertura das unidades de saúde da Atalaia, Praia do Ribatejo e Limeiras, a reversão da privatização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de resíduos atualmente geridos pela Tejo Ambiente, e o reforço do apoio às associações e coletividades locais na promoção cultural e desportiva.
A CDU afirma-se como uma alternativa política com um compromisso claro com a melhoria da qualidade de vida no concelho, apelando à confiança dos barquinhenses no seu projeto.