InícioSaúdeSeis urgências encerradas no sábado e no domingo, incluindo Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria...

Seis urgências encerradas no sábado e no domingo, incluindo Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria em Santarém e Vila Franca de Xira

As dificuldades no funcionamento dos serviços de urgência hospitalar vão agravar-se no próximo fim de semana, com seis urgências encerradas no sábado, dia 26, e outras seis no domingo, 27 de julho, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), consultado esta manhã pela agência Lusa.

Os constrangimentos afetam principalmente os serviços de Ginecologia e Obstetrícia, com cinco encerramentos no sábado – nos hospitais de Aveiro, Vila Franca de Xira, Setúbal, Leiria e Caldas da Rainha (neste caso apenas Ginecologia) – e um serviço de urgência pediátrica encerrado em Vila Franca de Xira.

No domingo, a situação repete-se com encerramentos nos serviços de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais do Barreiro, Vila Franca de Xira, Aveiro, Leiria e também do Hospital Distrital de Santarém, além da urgência pediátrica de Vila Franca de Xira, que permanecerá encerrada pelo segundo dia consecutivo.

Já hoje, sexta-feira, estão encerradas quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia: nos hospitais de Almada (Garcia de Orta), Setúbal, Vila Franca de Xira e Abrantes, afetando novamente o distrito de Santarém.

No que respeita às urgências referenciadas – ou seja, que apenas recebem doentes encaminhados pelo INEM ou pela linha SNS 24 –, o portal do SNS indica que esse será o regime de funcionamento das urgências pediátricas dos hospitais Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), durante a noite, e Beatriz Ângelo (Loures), tanto no sábado como no domingo. Também estarão referenciadas as urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais de Braga, Amadora-Sintra, São Francisco Xavier (Lisboa, apenas sábado) e Setúbal (apenas domingo).

As autoridades de saúde apelam à população para que contacte previamente a Linha SNS24 – 808 24 24 24, evitando deslocações desnecessárias aos hospitais e garantindo um encaminhamento adequado aos serviços disponíveis.

Estes encerramentos continuam a evidenciar a pressão sobre os recursos humanos no setor da saúde, com especial impacto na região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo o distrito de Santarém, onde dois dos principais hospitais públicos estarão afetados.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem