Uma bebé nasceu na madrugada de segunda-feira, por volta da 01h12, no interior de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Santarém, nas imediações do Bairro Girão. A recém-nascida e a jovem mãe foram transportadas, posteriormente, para o Hospital Distrital de Santarém, em situação estável, com o apoio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
A informação foi partilhada nas redes sociais pelo comandante da corporação, Rui Carvalho, que destacou a prontidão da equipa de emergência: “Ao retirar a jovem mãe de casa, não houve tempo para mais nada senão realizar o parto dentro da ambulância”, escreveu.
Este é já o segundo parto em ambulância registado este mês em Santarém. No passado dia 2 de setembro, os Bombeiros Voluntários foram novamente protagonistas de um nascimento em plena via, perante a impossibilidade de a parturiente chegar atempadamente à unidade hospitalar.
Estes episódios inscrevem-se numa tendência nacional preocupante: o aumento significativo do número de partos realizados fora das unidades hospitalares, nomeadamente em ambulâncias, desde 2023. A situação está associada ao agravamento do funcionamento dos serviços de urgência, especialmente nas áreas de ginecologia e obstetrícia, fruto da crónica escassez de profissionais e da desorganização dos serviços de saúde, já reconhecida por especialistas e organizações do setor.
Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, o número de partos em ambulâncias mais do que duplicou entre 2022 e 2024, refletindo as dificuldades sentidas por grávidas em trabalho de parto para aceder atempadamente a cuidados hospitalares.
Os profissionais de emergência pré-hospitalar têm assumido um papel cada vez mais relevante na resposta imediata a estas situações, muitas vezes em condições exigentes e sem o apoio técnico de um bloco de partos.
O nascimento de mais uma criança em plena ambulância em Santarém, além de ser um sinal da dedicação e competência das equipas de emergência, evidencia também a necessidade urgente de reforçar a resposta dos serviços de saúde materna na região e em todo o país.