O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o tema “Cancro. Vamos falar sobre isso?”, desafiando o público a refletir e debater os mais recentes avanços científicos na área da oncologia.
“Será uma conversa informal, mas informada, com investigadores que estão na linha da frente da investigação clínica e da imunoterapia”, destaca a organização.
O painel de convidados contará com Diogo Alpuim Costa, médico oncologista e investigador em ensaios clínicos (CUF / H. Cascais), e Sofia Mensurado, investigadora na área da imunoterapia (GIMM), que irão abordar terapias personalizadas, novas abordagens de tratamento e os desafios persistentes no combate ao cancro.
A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia através do e-mail info@alviela.cienciaviva.pt ou pelo telefone 91 017 4446.
Ciência mais próxima da sociedade
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de aproximar a ciência dos cidadãos, celebrando o papel dos investigadores na construção de um futuro mais informado e sustentável.
Desde 2005, este evento realiza-se anualmente em várias cidades da Europa, mobilizando milhares de cientistas e milhões de participantes. Em Portugal, a coordenação nacional cabe ao ITQB NOVA, à Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e ao i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.
Mais informações disponíveis em www.alviela.cienciaviva.pt e em https://nei.cienciaviva.pt/2024-2025.