A aldeia das Caneiras, em Santarém, vai ser palco no próximo dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, do Festival Raízes Vivas, uma celebração da ruralidade, da cultura e da gastronomia ribatejana.
O evento, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, pela Câmara Municipal de Santarém, pela Associação Amigos das Caneiras e pela Associação Cultural da Ruralidade, Costumes e Tradições, reúne 13 chefs de renome nacional, que vão reinterpretar produtos e pratos típicos da região, num grande festival gastronómico a decorrer às 13h30 e 19h30 no recinto dos Amigos das Caneiras.
Entre os nomes em destaque está o chef Rodrigo Castelo, estrela Michelin e curador do festival, que sublinha: “Cozinhar no Raízes Vivas é muito mais do que preparar pratos. É uma oportunidade para mostrar a riqueza dos produtos locais, reinterpretar tradições e levar o sabor autêntico do Ribatejo a todos os visitantes.”
Do cardápio fazem parte propostas como arroz de aba de raça preta, dobrada e tripas com grão, javali no espeto, torricado de javali, arroz de toiro bravo ou paelha negra de lagostim e siluro, a par de pratos assinados pela própria Associação Amigos das Caneiras, como sopa de peixe, jardineira de javali ou escabeche de siluro em torricado.
O presidente da Entidade Regional de Turismo, José Santos, destacou o caráter identitário do evento: “O Raízes Vivas é uma celebração do que nos torna únicos: a autenticidade do Ribatejo, a riqueza das nossas tradições e o sabor da nossa gastronomia. Mas é também um evento com os olhos postos no futuro, que promove a sustentabilidade, a economia local e a identidade cultural.”
Já o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, salientou que o festival “reforça a identidade cultural e económica de Santarém, enquanto projeta a região como destino de turismo cultural e gastronómico de excelência”.
Programa do Raízes Vivas
O dia começa com missa e procissão (09h00), seguindo-se uma romaria a cavalo até ao Cais das Caneiras. Durante a tarde, há lugar para atuações de ranchos folclóricos e para a primeira Grande Corrida de Toiros Solidária Raízes Vivas (16h30). À noite, destaque para o concerto dos Besourinhos (20h30), fogo de artifício (23h00) e DJ (00h00).
Compromisso solidário e ambiental
Parte das receitas do evento reverterá a favor da Igreja do Santíssimo Milagre, da Associação Amigos das Caneiras e da Associação Cultural da Ruralidade, Costumes e Tradições.
A organização sublinha ainda a aposta na sustentabilidade, com medidas como a reutilização de materiais, combate ao desperdício alimentar e aproveitamento de espécies invasoras, como o siluro, para proteção do ecossistema local.