InícioAutárquicas 2025Autárquicas 2025: Jorge Silva é o candidato do Volt à Câmara de...

Autárquicas 2025: Jorge Silva é o candidato do Volt à Câmara de Rio Maior

O engenheiro eletrotécnico e empresário Jorge Silva, de 51 anos, será o candidato independente pelo Volt Portugal à presidência da Câmara Municipal de Rio Maior nas eleições autárquicas de 12 de outubro. O ex-vereador regressa à política local com críticas à gestão do concelho nos últimos anos e com um programa centrado na modernização, sustentabilidade e inclusão.

Em declarações ao Mais Ribatejo, Jorge Silva afirma que se candidata “para inverter a estagnação de uma década de governação autárquica”, liderada pela coligação PSD/CDS-PP, acusando o executivo atual de “falta de visão estratégica” e de ter conduzido o concelho “a um estado de declínio”.

Entre os principais problemas apontados pelo candidato estão a insegurança acima da média nacional, a dificuldade em fixar médicos de família, a degradação de equipamentos desportivos e a falta de um Plano Diretor Municipal atualizado, o que, segundo afirma, “impede a expansão da malha urbana e o acesso à habitação”.

Ex-militante do PSD, Jorge Silva foi vereador da oposição entre 2005 e 2009. Volta agora à corrida autárquica com o apoio do Volt, um partido europeu que se apresenta como alternativa progressista e com foco na inovação e sustentabilidade.

No seu programa, o candidato destaca como prioridades:

  • A inclusão de Rio Maior no traçado da Linha de Alta Velocidade Porto–Lisboa
  • A criação de uma comunidade energética local com recurso a energia verde
  • A valorização das Salinas de Rio Maior como património turístico e ambiental
  • A atualização do PDM e a reabilitação de imóveis para habitação acessível
  • A transformação do concelho numa ‘smart city’, com mais tecnologia e eficiência
  • A criação de residências para estudantes, uma nova Escola Profissional e medidas de apoio ao empreendedorismo jovem
  • O alargamento da rede de transportes para idosos e a proposta de um hospital privado
  • O reforço da segurança com polícia municipal, guardas florestais e tecnologia de vigilância
  • A reabilitação do Palácio da Justiça e mais medidas de transparência na gestão autárquica

Jorge Silva afirma que Rio Maior “tem localização estratégica, boas ligações rodoviárias e um potencial económico e turístico que está longe de ser aproveitado”.

Corrida eleitoral com cinco candidatos

À Câmara de Rio Maior concorrem ainda:

  • Luís Filipe Santana Dias (PSD/CDS-PP), atual presidente da autarquia
  • Miguel Paulo (PS), vereador da oposição
  • Ana Esperança (CDU)
  • Luís Caetano (Livre)

O Chega apresentou candidatura, mas a lista foi rejeitada pelo Tribunal devido a irregularidades na documentação.

A Câmara de Rio Maior é atualmente liderada pela coligação Juntos pelo Futuro (PSD/CDS-PP), que detém a presidência e quatro dos sete lugares no executivo. O PS conta com dois vereadores, sem pelouros atribuídos.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem