O Mercado Diário de Sardoal vai transformar-se num espaço de partilha e valorização da identidade local nos dias 18 e 19 de outubro, com a realização do Mercadinho de Artes e Ofícios, uma iniciativa do projeto comunitário Terra.Pura Sardoal 5G, coordenado pela Câmara Municipal de Sardoal.
Integrado na Atividade 7 – “Nossa História, Nossa Gente”, do Eixo 3 do projeto, este evento insere-se numa estratégia mais ampla de promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade, através da valorização da cultura, da história e das tradições locais, com especial enfoque nas artes e ofícios e no património ambiental e humano do concelho.
Durante os dois dias, entre as 10h00 e as 18h00, o mercadinho convida artesãos, produtores locais e visitantes a celebrar o saber-fazer tradicional, com produtos artesanais, doçaria típica, igualmente regionais, e demonstrações ao vivo de técnicas ancestrais, preservadas e transmitidas ao longo de gerações.
Além da componente expositiva e de venda, o evento contará com workshops, momentos culturais e animação, proporcionando uma experiência imersiva na riqueza cultural e humana do Sardoal.
O acesso é livre, convidando toda a comunidade e visitantes a participar num encontro que alia tradição, inclusão e coesão social.
O Terra.Pura Sardoal 5G é um projeto de intervenção comunitária com enfoque no combate à exclusão social e à pobreza, promovendo a coesão territorial e a valorização dos grupos mais vulneráveis. Sediado na vila de Sardoal, tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria a autarquia sardoalense, que lidera um trabalho de proximidade em rede com a comunidade.