InícioCultura & lazerTorricado e tradição doceira regressam ao Vale do Paraíso com o Paraísabor...

Torricado e tradição doceira regressam ao Vale do Paraíso com o Paraísabor 2025

A freguesia de Vale do Paraíso, no concelho de Azambuja, volta a ser palco de uma celebração gastronómica e cultural entre os dias 3 e 5 de outubro de 2025, com a realização da 18.ª edição do Paraísabor – Festival do Torricado e Bolos de Casamento.

Organizado pela Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja e a colaboração das associações socioculturais locais, o evento integra a marca “Azambuja – Terras do Torricado”, criada em 2018 para promover a identidade gastronómica e cultural do concelho.

Durante três dias, o Torricado – prato tradicional de pão tostado em lume forte e regado com azeite e alho – será servido com bacalhau assado ou carnes grelhadas, assumindo o protagonismo da mostra gastronómica. Em paralelo, decorre a 10.ª Feira de Artesanato, que valoriza o saber-fazer local e atrai visitantes à procura de produtos genuínos da região.

A edição deste ano volta a dar destaque aos emblemáticos Bolos de Casamento de Vale do Paraíso, um doce caseiro em forma de ferradura, aromatizado com limão e canela, que os noivos tradicionalmente oferecem aos convidados. Uma tradição que, além de reforçar os laços comunitários, se afirma como elemento identitário da freguesia.

A programação arranca a 3 de outubro, sexta-feira, com a abertura oficial do recinto às 18h00 e espetáculos a partir das 22h00, com a atuação da “Ganda Banda”, seguindo-se o DJ Davilla pela madrugada fora. No sábado, dia 4, às 15h00, será eleita a Rainha das Vindimas da Freguesia, antecedendo mais uma noite de música com Eça Banda e o DJ Van Gohen. O encerramento do festival, no domingo, contará com animação popular a partir das 13h00, seguida de dança com o grupo Las Rubias às 17h00 e o espetáculo final de Mário Lérias e João Gonçalves, às 18h00.

Mais do que um evento gastronómico, o Paraísabor assume-se como um momento de celebração da cultura local, valorizando produtos, tradições e talentos da comunidade. A aposta da autarquia e da freguesia nesta iniciativa reafirma o seu compromisso com a preservação do património imaterial e com o dinamismo turístico e económico do concelho de Azambuja.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem