A nova ligação rodoviária entre a EN114 e a A15, no concelho de Rio Maior, entrou em funcionamento esta quinta-feira, no âmbito de um conjunto de obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).
Esta intervenção insere-se num pacote de três novas ligações rodoviárias — duas no Norte e uma no Ribatejo — com um investimento total de 30 milhões de euros, integralmente financiado por fundos do PRR.
A nova ligação em Rio Maior, concelho do distrito de Santarém, visa melhorar a acessibilidade ao nó da A15, reforçando a ligação do município à rede nacional de autoestradas e potenciando o desenvolvimento económico e logístico da região. A obra vem também aliviar o tráfego no interior da cidade e facilitar o escoamento de produtos agrícolas e industriais.
Na região Norte, foram também inauguradas a variante à EN210, em Celorico de Basto, e a ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca à A11, em Felgueiras.
Segundo a IP, a empresa já recebeu 338 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, que tem execução prevista até 2026. O PRR visa impulsionar o crescimento económico, reparar os impactos da pandemia de covid-19 e apoiar investimentos estruturantes que promovam a coesão territorial e a criação de emprego.
Com esta nova ligação, Rio Maior reforça a sua posição estratégica no território ribatejano, beneficiando de melhores condições de mobilidade, com impacto direto na competitividade do concelho e da região.