InícioCultura & lazerSantarém valoriza património e memória com visitas guiadas aos cemitérios históricos

Santarém valoriza património e memória com visitas guiadas aos cemitérios históricos

A Câmara Municipal de Santarém vai promover, nos dias 25 e 26 de outubro de 2025, duas visitas guiadas aos cemitérios históricos da cidade, com o objetivo de dar a conhecer a sua riqueza patrimonial, artística e cultural, bem como a sua importância na preservação da memória coletiva.

A iniciativa insere-se na 4.ª edição da Semana Cultural nos Cemitérios, promovida pelo Município de Lisboa, e que envolve várias cidades parceiras, entre as quais Santarém, numa proposta inovadora de valorização dos cemitérios como espaços de história, identidade e reflexão.

Dois percursos com histórias para contar

  • 25 de outubro | 10h00 – 11h30
    “A eternidade vista do Outeiro da Forca”
    Local: Cemitério dos Capuchos
    A visita propõe um percurso pelo cemitério mais emblemático da cidade, onde se destacam monumentos como os mausoléus do Padre Chiquito e do Visconde Serra do Pilar, bem como o memorial às vítimas do trágico incêndio de 1896. O local, situado no antigo Outeiro da Forca, oferece também uma perspetiva única sobre o valor simbólico e histórico do espaço.
  • 26 de outubro | 10h00 – 11h30
    “A eternidade vista para o Tejo”
    Local: Cemitério Paroquial da Ribeira (Santiago)
    Neste percurso, os participantes poderão descobrir um cemitério mais modesto mas profundamente ligado à vida ribeirinha, situado junto ao rio Tejo. Um testemunho autêntico da identidade da comunidade local e da sua relação com o território.

Uma nova forma de olhar os cemitérios

Estas visitas guiadas pretendem romper com a perceção tradicional dos cemitérios, mostrando que estes espaços são também locais de memória viva, de arte e de património, merecendo atenção, estudo e preservação.

A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia.
📩 Inscrições e informações: jose.noras@cm-santarem.pt

Com esta iniciativa, Santarém junta-se a outras cidades na valorização dos cemitérios como espaços culturais abertos à comunidade, onde o passado dialoga com o presente.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem