A reta final da campanha para as eleições autárquicas de domingo está ao rubro, com o regresso de Mariana Mortágua à campanha do Bloco de Esquerda, a entrada em cena de Paulo Portas pelo CDS-PP e várias ações programadas para o distrito de Santarém, incluindo passagens por Alpiarça, Benavente e Entroncamento.
Depois de semanas fora do país, a líder bloquista junta-se esta terça-feira à comitiva do BE, após ter integrado a flotilha humanitária Global Sumud, rumo a Gaza, onde acabou detida pelas autoridades israelitas. Mortágua regressa à campanha numa ação em Leiria, dedicada à denúncia dos problemas na Linha do Oeste, acompanhada por Marisa Matias, Andreia Galvão e Isabel Mendes Lopes, co-porta-voz do Livre.
Já Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS-PP, reaparece no terreno para apoiar o candidato centrista à Câmara de Vale de Cambra. Esta ação assinala a sua entrada formal na campanha do partido que liderou durante duas décadas.
Enquanto isso, o atual presidente do CDS-PP, Nuno Melo, está na Madeira, onde visita a autarquia de Santana, seguida de arruada e jantar com candidatos em Calheta.
Paulo Raimundo em Benavente e Alpiarça

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, marca hoje forte presença no distrito de Santarém, com dois comícios da CDU: um em Benavente e outro em Alpiarça, depois de ações de campanha em Loures e Amadora.
Também André Ventura, líder do Chega, inclui o distrito na sua agenda, com uma ação de campanha ao final da tarde no concelho do Entroncamento, após visitas à Nazaré e Marinha Grande.
Do lado do PS, José Luís Carneiro centra o dia no distrito de Setúbal, com destaque para visitas ao Hospital Garcia de Orta (Almada), à comunidade piscatória de Sesimbra e comício à noite no Barreiro.
O primeiro-ministro e líder do PSD, Luís Montenegro, faz hoje campanha no Alentejo e Algarve, com paragens em Vendas Novas, Évora, Faro, Silves e Albufeira, onde encerrará o dia com um jantar-comício.
A líder da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, dedica o dia ao centro e norte do país, com ações em Aveiro e Viseu, enquanto Rui Tavares, do Livre, está em Barcelos (Braga) e Inês de Sousa Real, do PAN, concentra esforços no Algarve, com visitas a Faro, Olhão e Vila Real de Santo António.
Com os dias finais da campanha a intensificarem a presença de líderes nacionais em vários pontos do país, o distrito de Santarém volta a afirmar-se como território disputado, sendo palco de arruadas, comícios e ações de proximidade que poderão ser determinantes nas decisões de domingo.