Os Municípios de Azambuja e do Cartaxo voltam a unir esforços para assinalar, no próximo dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, com a realização de um seminário subordinado ao tema “Redes Solidárias, Comunidades Iguais”, no Centro Cultural do Cartaxo.
A iniciativa terá início às 09h30 e pretende promover a reflexão sobre o papel da solidariedade e do voluntariado na construção de comunidades mais justas e coesas. O evento é aberto à comunidade e destina-se, em particular, a dirigentes e técnicos de instituições e empresas do setor social, sendo necessária inscrição prévia através de formulário online.
A sessão de abertura contará com a presença dos presidentes das duas autarquias organizadoras – João Ferreira Heitor, pelo Cartaxo, e Silvino Lúcio, por Azambuja. Segue-se o painel temático moderado por Maria José Vicente, coordenadora nacional da Rede Europeia Anti-Pobreza – EAPN Portugal.
Entre os oradores convidados estarão Carla Ventura, vice-presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Cláudia Gama, coordenadora do projeto “Tempo para Dar” da Associação Coração Delta, João Paulo Santos e Joana Sousa, da Associação Ribatejo TentAjudar, e ainda Beatriz Marques, voluntária do Banco Local de Voluntariado de Azambuja.
O encerramento do seminário ficará a cargo dos responsáveis pelos pelouros da Ação Social dos dois municípios.
Esta colaboração entre Azambuja e Cartaxo remonta a 2022, com o objetivo de promover anualmente a igualdade e a inclusão social através de momentos de partilha de conhecimento e criação de sinergias entre agentes locais.












