Um homem de 25 anos, utente da Associação Picapau, foi detido esta segunda-feira, 21 de outubro, após ter esfaqueado oito pessoas nas instalações daquela unidade de tratamento de toxicodependência, situadas em Atalaia, no concelho de Santarém.
Segundo a GNR de Santarém, o ataque ocorreu na sequência de uma alegada tentativa de expulsão da instituição, que o agressor recusou acatar.
“Entrou em conflito e iniciou o ataque, usando uma faca de cozinha”, revelou o oficial de relações públicas da força de segurança à agência Lusa.
“Nenhuma das vítimas é funcionária da associação”, confirmou a GNR.
Dois feridos graves e vários assistidos no Hospital de Santarém
Das oito vítimas, duas ficaram em estado grave: uma foi transportada para o Hospital de Santarém e outra evacuada de helicóptero para o Hospital de Vila Franca de Xira.
Quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros por arma branca — duas foram assistidas no local e outras duas encaminhadas para o Hospital de Santarém. Outra vítima sofreu lesões ligeiras por agressão física (pontapés) e uma oitava pessoa foi vítima de doença súbita, tendo igualmente sido levada para o hospital.
A Unidade Local de Saúde da Lezíria confirmou que recebeu quatro dos feridos, dois dos quais permanecem sob vigilância clínica acrescida.
Ataque mobilizou meios de emergência e gerou consternação local
O alerta foi dado às 14h35 e a ocorrência mobilizou 12 veículos e 32 operacionais, incluindo o helicóptero do INEM (HeliSul) e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira.
O caso está agora sob investigação pelas autoridades competentes, que ainda não revelaram pormenores adicionais sobre a identidade do agressor.
Presidente da Câmara manifesta solidariedade
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, deslocou-se ao local e deixou, nas redes sociais, uma mensagem de apoio às vítimas e aos responsáveis da Associação Picapau.
“A justiça deve cumprir o seu papel a bem das vítimas e do drama vivido. Doa a quem doer, que a justiça funcione”, escreveu o autarca, agradecendo também a rápida resposta das forças de proteção civil.
A Associação Picapau é uma instituição com intervenção terapêutica na área das dependências, com valências reconhecidas no apoio à recuperação de pessoas com comportamentos aditivos. A ocorrência deixou em choque a comunidade local.
Relacionada:
Oito pessoas esfaqueadas em centro de tratamento de toxicodependência em Santarém








