Oito pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade, na sequência de um ataque com arma branca ocorrido esta terça-feira, 21 de outubro, nas instalações da Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência situado em Atalaia, no concelho de Santarém.
O alerta foi dado pelas 14h35, tendo o incidente mobilizado 32 operacionais, apoiados por 12 veículos e um meio aéreo. No local estiveram a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira e o helicóptero do INEM (HeliSul), que assegurou o transporte de uma das vítimas em estado considerado grave para o Hospital Distrital de Santarém. As restantes vítimas estão a ser avaliadas pelas equipas de emergência no local.
De acordo com o comandante da Proteção Civil da Lezíria do Tejo, o ataque foi perpetrado por um utente da instituição, tendo ocorrido no interior das instalações. A natureza exata da arma branca utilizada não foi ainda confirmada pelas autoridades.
Presidente da Câmara exige que justiça funcione
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite deslocou-se ao local do incidente para deixar uma palavra de solidariedade às vítimas, técnicos e dirigentes da instituição.
“Estive no teatro de operações da tragédia que assolou esta tarde a Associação Picapau. Deixei uma palavra de solidariedade aos técnicos e dirigentes desta associação. Às vítimas desejo rápidas melhoras”, escreveu o autarca numa publicação nas redes sociais.
O presidente deixou ainda um agradecimento às forças de proteção civil “pela pronta resposta” e apelou ao funcionamento célere da justiça:
“O agressor, utente da instituição, feriu vários utentes com uma arma branca. Doa a quem doer, que a justiça funcione. A justiça deve cumprir o seu papel a bem das vítimas e do drama vivido.”
A Associação Picapau é uma entidade reconhecida na área da reinserção social e apoio a pessoas com dependência, com valências terapêuticas e comunitárias.
O caso está agora a ser investigado pelas autoridades policiais e judiciais competentes.
Relacionado:
Detido autor do ataque com arma branca que feriu oito pessoas em Almoster








