InícioCultura & lazerFilme português “O Velho e a Espada” estreia nos cinemas e tem...

Filme português “O Velho e a Espada” estreia nos cinemas e tem sessão especial em Santarém com presença de artista natural de Almeirim

Chega esta quinta-feira, 23 de outubro, aos cinemas portugueses o filme “O Velho e a Espada”, realizado por Fábio Powers, uma obra nacional que desafia os limites do cinema de género, cruzando fantasia rural, comédia absurda e homenagem ao universo do anime e cinema B japonês.

O filme terá uma sessão especial em Santarém, no Cinema Castello Lopes W Shopping, no dia 29 de outubro, às 21h30, com a presença do artista de efeitos visuais Jules Spaniard Raimes, nome artístico de Júlio Espadanal Ramos, natural de Almeirim, e outros convidados da equipa técnica.

Uma fábula fantástica e irreverente

Descrito como uma “fábula embriagada sobre maldições rurais”, O Velho e a Espada acompanha António da Luz, o “bêbado da aldeia”, que encontra uma espada amaldiçoada e embarca numa jornada delirante entre o heroísmo e a loucura. A espada — com voz de João Loy, conhecido por dar vida a Vegeta no Dragon Ball — torna-se uma personagem central nesta odisseia tragicómica e mística pelas paisagens do interior português.

O filme, que teve estreia mundial no prestigiado Fantasia International Film Festival, já foi selecionado para mais de 100 festivais internacionais e arrecadou mais de 30 prémios. É também um projeto transmedia, com banda desenhada e jogo mobile em desenvolvimento.

Influências e estética singular

Inspirado por cineastas como Sam Raimi, Peter Jackson e com ecos do universo tokusatsu japonês, “O Velho e a Espada” combina elementos do teatro popular, humor físico e surrealismo português, numa estética artesanal e provocadora.

Com uma forte componente visual, o filme contou com a colaboração de artistas locais e coletivos como o grupo Váatão Teatro e a Associação Marafona Encantada, que contribuíram para a construção do universo visual e simbólico da obra.

Sessão única em Santarém

A sessão especial em Santarém contará com a presença de Jules Spaniard, nome artístico de Júlio Espadanal Ramos, artista multidisciplinar natural de Almeirim, responsável pelos efeitos visuais do filme. A sessão é aberta ao público e celebra também o talento criativo da região do Ribatejo.

Sinopse

Das florestas da Beira Baixa surge uma energia maléfica que ameaça a humanidade. A salvação recai sobre um improvável herói: um reformado da construção civil, uma garrafa de vinho, uma motorizada Zündapp e uma espada possuída. Numa viagem entre o apocalipse e a redenção, nasce uma das propostas cinematográficas mais ousadas do ano.


🎥 Sessão especial “O Velho e a Espada”
🗓 29 de outubro | 21h30
📍 Cinema Castello Lopes – W Shopping, Santarém
🎟 Com a presença de Jules Spaniard Raimes e convidados

📺 Ver trailer do filme:

 

1 comentário

  1. O filme O Velho e a Espada parece muito interessante, especialmente devido à sua singularidade em termos de género. No entanto, será que estará disponível para visualização noutras regiões de Portugal, além de Santarém?

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem