O troço da Estrada Nacional 2 (EN2) que atravessa os concelhos de Abrantes (distrito de Santarém), Ponte de Sor e Avis (distrito de Portalegre) vai ser alvo de uma intervenção de requalificação, num investimento público de 10 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
O anúncio foi feito durante uma paragem no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, integrada na viagem que o governante está a realizar ao longo da EN2, com o objetivo de identificar necessidades de intervenção nos 35 municípios atravessados por esta mítica estrada, entre Chaves e Faro.
O projeto de reabilitação, da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal (IP), abrangerá 43 quilómetros, entre os quilómetros 425,0 e 467,9 da via, e será lançado através de concurso público internacional, com um prazo de execução previsto de 540 dias.
Segundo o Ministério das Infraestruturas, o objetivo da empreitada é reforçar a segurança e as condições de circulação, face ao estado de conservação atual do troço, considerado “insatisfatório”.
A obra inclui a melhoria do sistema de drenagem, recuperação estrutural do pavimento, reforço dos taludes e atualização da sinalização e dos equipamentos de segurança rodoviária.
Miguel Pinto Luz sublinhou a importância estratégica da intervenção, destacando o impacto do desenvolvimento económico do Aeródromo de Ponte de Sor:
“O projeto cresceu muito em termos económicos, de projeção e impacto no PIB nacional. As infraestruturas têm de garantir que tudo funciona”, afirmou o ministro.
Durante a visita, o governante reiterou ainda a intenção do Governo de avançar com a conclusão do Itinerário Complementar 13 (IC13), que atravessa também o distrito de Portalegre.











