O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, esteve esta quinta-feira em Abrantes no âmbito de um roteiro de quatro dias pela Estrada Nacional 2 (EN2), que atravessa o país de norte a sul. A visita à cidade ribatejana serviu para ouvir as prioridades locais e anunciar um conjunto de medidas que incluem a requalificação de um troço da EN2 que abrange os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor e Avis, num investimento de 10 milhões de euros.
Durante a reunião com o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, foram destacadas necessidades como a desclassificação do troço urbano da EN2, nomeadamente a Avenida António Farinha Pereira e o segmento até à ponte rodoviária nas Barreiras do Tejo. Esta alteração permitirá que o município possa avançar com a requalificação daquele eixo urbano, uma ambição antiga da autarquia.

Outro tema em destaque foi a ligação do IC9 ao Alto Alentejo, que implicará a construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo. O ministro adiantou que o projeto está considerado como prioritário na Resolução do Conselho de Ministros n.º 69/2025, existindo já uma dotação de 25 milhões de euros para a Infraestruturas de Portugal desenvolver os estudos e projetos necessários.
Ainda no domínio ferroviário, foram discutidas as requalificações das estações de comboio de Abrantes (Rossio ao Sul do Tejo) e Alferrarede, necessidades que constam das preocupações da autarquia para melhorar a mobilidade e a atratividade da região.

No final da visita, Miguel Pinto Luz reafirmou o objetivo do roteiro “Ver para Fazer”, sublinhando a importância de “ligar oportunidades e garantir igualdade de acesso à educação, saúde e habitação”, destacando que “ninguém pode ficar para trás”.
A requalificação da EN2 entre os quilómetros 425 e 467,9, que se encontra em estado insatisfatório, será uma das primeiras medidas a avançar, integrando a melhoria do pavimento, sinalização, segurança e zonas de descanso. O concurso público internacional será lançado em breve.

A visita a Abrantes insere-se nas comemorações dos 80 anos da Estrada Nacional 2, promovidas pela Associação de Municípios da Rota da EN2, e termina esta sexta-feira, em Faro, completando um percurso de 738 quilómetros entre Chaves e o Algarve.











