Reportagem vídeo sobre o 20.º aniversário da RUTIS – Rede de Universidades Seniores
A Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) celebrou, no passado dia 16 de outubro, duas décadas de atividade com a realização da Reunião Magna Nacional, em Almeirim. O encontro decorreu no IVV – Multiusos de Almeirim e contou com mais de 300 participantes, numa jornada de celebração, reflexão e partilha sobre o futuro da educação para seniores em Portugal.

O ponto alto do dia foi o Concurso Nacional de Cultura Geral, apresentado pelo comunicador Fernando Alvim, num ambiente de companheirismo e entusiasmo que reflete o espírito das universidades seniores.

A jornada incluiu ainda um momento solene de homenagem a dezenas de personalidades que marcaram o percurso da RUTIS, incluindo dirigentes da Segurança Social de Santarém, membros do Governo, autarcas e representantes de empresas e instituições parceiras.

Em entrevista ao Mais Ribatejo, Luís Jacob, presidente da RUTIS, destacou o impacto das universidades seniores:
“Para muitos alunos, estas universidades tornaram-se a sua segunda casa. A razão por que acordam todos os dias com vontade de viver.”
“As universidades seniores são para todos os que querem manter-se vivos, ativos e felizes”, resume Luís Jacob, em declarações ao Mais Ribatejo.
O programa da Reunião Magna incluiu atuações culturais, teatro, o lançamento do livro Cérebro Ativo – Jogos e Exercícios para Seniores Saudáveis e uma sessão de debate sobre os desafios da digitalização, envelhecimento e novas formas de participação cívica.
Com mais de 400 universidades seniores afiliadas e cerca de 75 mil alunos, a RUTIS nasceu em 2005 em Almeirim e tornou-se uma referência nacional na promoção do envelhecimento ativo, da educação não formal e da cidadania sénior.
O dia terminou com espumante, bolo de aniversário e a certeza de que envelhecer é continuar a aprender e a fazer parte da comunidade.












