O presidente do Chega, André Ventura, esteve esta quinta-feira no Entroncamento, no distrito de Santarém, para marcar presença na tomada de posse de Nelson Cunha, o novo presidente da câmara municipal, eleito pelo Chega. Trata-se da primeira autarquia governada exclusivamente pelo partido, que Ventura classificou como um “momento histórico”, sublinhando a responsabilidade política que recai agora sobre os autarcas eleitos.
“É um dia de felicidade e é uma marca para nós também, porque é a primeira Câmara Municipal do Chega na sua história que toma posse hoje”, afirmou o líder partidário, garantindo que os autarcas “contam com o apoio total” da direção nacional.
Durante a sua intervenção, o presidente do Chega destacou que o Entroncamento enfrenta “desafios semelhantes aos do país, nomeadamente relacionados com imigração, minorias, gestão do património municipal, combate à corrupção e transparência”.
“O Nelson [Cunha] tem essa grande responsabilidade, é uma grande, grande responsabilidade política, portanto é um dia de grande felicidade para nós, mas em que também o presidente do partido e os órgãos do partido, que estão ao lado dos seus autarcas, exigem deles agora este trabalho de transparência, de proximidade, de responsabilidade”, afirmou Ventura.
Presidente promete “trabalho colaborativo e soluções para todos”
O novo presidente da Câmara do Entroncamento, Nelson Cunha, também sublinhou o simbolismo do momento e assumiu o compromisso de exercer um mandato de “proximidade e trabalho em prol da comunidade”.
“Temos que trabalhar em prol da comunidade e o que nós queremos é apresentar soluções e ser a solução para todos”, declarou à agência Lusa.
O Chega venceu as eleições intercalares com 37,34% dos votos, elegendo três vereadores, conquistando assim a maioria relativa no executivo. O PS, que governava o município, desceu para a terceira posição, com dois vereadores, enquanto a coligação PSD/CDS-PP ficou em segundo lugar, também com dois mandatos. Em 2021, o executivo era composto por três eleitos do PS, três do PSD e apenas um vereador do Chega.
Chega ganha terreno autárquico
Com esta vitória, o Chega passa a governar três municípios: Entroncamento (Santarém), Albufeira (Faro) e São Vicente (Madeira). No total, o partido elegeu 134 vereadores nas autárquicas de 12 de outubro, atingindo 11,86% dos votos a nível nacional.
“É uma grande responsabilidade mostrar ao país que podemos governar próximo das populações. Tenho a certeza de que no Entroncamento isso vai acontecer”, declarou Ventura, acrescentando que espera um “grande mandato”.
A tomada de posse decorreu ao final da tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante uma sala cheia, marcada pela presença de militantes, dirigentes nacionais e representantes autárquicos do partido.











