O distrito de Santarém está hoje sob aviso laranja devido à chuva persistente e por vezes forte, acompanhada de vento intenso, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A situação meteorológica adversa afeta, no total, oito distritos de Portugal continental, embora se preveja uma melhoria gradual ao longo do dia.
Além de Santarém, os distritos de Viseu, Guarda, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra estão também sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala do IPMA. Já os distritos de Bragança, Porto, Vila Real, Setúbal e Portalegre encontram-se sob aviso amarelo, igualmente devido à precipitação.
No distrito de Santarém, as chuvas fortes e persistentes deverão começar a perder intensidade a partir do final da manhã, sobretudo do litoral para o interior, acompanhadas de vento moderado a forte, com rajadas que podem atingir os 60 km/h, em especial na faixa costeira e zonas mais elevadas.
O IPMA destaca ainda a descida da temperatura mínima em todo o território, com destaque para as regiões do interior. No Centro do país, que inclui o distrito de Santarém, prevê-se céu muito nublado, com abertas ao final da tarde.
Na Grande Lisboa, o cenário meteorológico é semelhante, com chuva e céu encoberto a darem lugar a períodos de melhoria a partir da tarde. O Grande Porto deverá começar a sentir essa melhoria já desde esta manhã.
As autoridades de Proteção Civil mantêm o alerta para os efeitos do mau tempo, apelando à população para evitar deslocações desnecessárias, adotar condução defensiva e não atravessar zonas inundadas.
















