“Baixar, proteger e aguardar” são os três gestos simples que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) quer ver praticados por milhares de pessoas em todo o país na próxima terça-feira, 5 de novembro, às 11h05. Está em marcha a 13.ª edição de “A TERRA TREME”, um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico.
A iniciativa, promovida anualmente pela ANEPC com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, visa preparar a população para saber agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Durante um minuto, cidadãos, famílias, escolas, empresas e instituições são convidados a parar e simular os três gestos de autoproteção. Em Santarém, os Comandos Sub-regionais da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo, em articulação com os serviços municipais de proteção civil e os corpos de bombeiros, vão dinamizar ações em escolas e espaços públicos, reforçando a informação sobre comportamentos seguros em caso de abalo sísmico.

A comunidade escolar volta a ser protagonista nesta edição, com a colaboração da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares a garantir elevada adesão. O evento nacional principal decorrerá no Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, mas a mobilização em território ribatejano será igualmente significativa.
Em anos anteriores, centenas de alunos de escolas do distrito de Santarém, nomeadamente em Santarém, Rio Maior, Almeirim, Abrantes, Ourém, Cartaxo ou Tomar, participaram ativamente na iniciativa, com exercícios práticos, sessões informativas e demonstrações dos agentes de proteção civil locais.
A ANEPC convida todos os cidadãos e entidades do distrito a inscreverem-se no portal www.aterratreme.pt, como forma de afirmar o compromisso com uma cidadania ativa e a cultura de prevenção.
“Todos Somos Proteção Civil” é o lema que acompanha o exercício e que pretende sublinhar a importância do envolvimento de toda a sociedade na resposta a riscos naturais.















