InícioCultura & lazerSantarém comemora os 50 anos do 25 de Abril com vasto programa...

Santarém comemora os 50 anos do 25 de Abril com vasto programa dedicado a Salgueiro Maia

Na madrugada de 24 para 25 de abril, o percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia vai ser recriado naquele que será um dos pontos altos da programação organizada pelo Município de Santarém, juntamente com as Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém e com o apoio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.

Apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém
Apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém

A programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Santarém foi apresentada no dia 15 de fevereiro, com as presenças do presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves, do vereador da Cultura, Nuno Domingos, da comissária-executiva da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, do presidente das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém-Associação Cultural, Madeira Lopes e dos militares de Abril Correia Bernardo e Garcia Correia.

Estiveram também presentes Natércia Maia, viúva do “Capitão sem Medo”, que no dia 25 de abril de 1974, teve o seu encontro com a História, o vereador da Câmara Nuno Russo, vários presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho e representantes de associações culturais, entre outros.

Apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém
Apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém

Além da recriação da coluna militar, para celebrar os 50 anos do 25 de Abril e os 50 anos de democracia, vai realizar-se durante o mês de abril um largo conjunto de iniciativas. O programa inclui concertos, espetáculos solidários, evocativos e de “videomapping”, exposições, cinema, teatro, encontro de coros, diversas atividades para o público infantil nas escolas das freguesias do Concelho e para o público em geral, no âmbito do projeto “Abril’Arte”, e muitas outras propostas culturais.

Tributo a Salgueiro Maia

A programação do cinquentenário do 25 de Abril da Revolução portuguesa de 1974 em Santarém convida a perdurar as memórias e as heranças desse acontecimento histórico que tem como figura central Salgueiro Maia, comandante da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria (EPC) de Santarém que, no dia 25 de abril de 1974, avançou sobre Lisboa e levou à rendição do primeiro-ministro Marcello Caetano.

A iniciativa Tributo a Salgueiro, o símbolo da Revolução dos Cravos e o rosto mais visível de toda a operação militar, no dia 3 de abril, dá o pontapé de saída para as celebrações, em abril, numa cerimónia marcada para as 11 horas, no Jardim dos Cravos.

Apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém
Apresentação do programa das comemorações do 25 de Abril em Santarém

Fotografias de Alfredo Cunha em exposição no Jardim da República

As icónicas fotografias do maior acontecimento histórico que mudou a História de Portugal, pela lente do fotógrafo Alfredo Cunha, autor do célebre retrato de Salgueiro Maia no Largo do Carmo e de muitas outras imagens que eternizam a Revolução de Abril, vão estar em exposição a partir do dia 3 de abril, no Jardim da República. A inauguração da mostra intitulada “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira” é inaugurada às 12 horas e conta também com a reprodução de uma gravura que Alexandre Farto/Vhils realizou para o novo livro do fotógrafo. São fotografias e gravura da seleção do livro de Alfredo Cunha com prefácio de Luís Pedro Nunes, textos de Adelino Gomes, Carlos Matos Gomes e Fernando Rosas, e gravuras de Alexandre Farto/Vhils, que fazem parte da memória histórica, política e afetiva de toda uma geração.

Carro de combate volta para a fachada da Escola Prática de Cavalaria

Destaque também para a cerimónia de apresentação do carro de combate no pódio junto à fachada da Ex-Escola Prática de Cavalaria (EPC), no dia 24 de abril, às 18 horas, com o descerramento de uma placa que assinala a saída da coluna militar liderada por Salgueiro Maia, o “Capitão sem Medo”, que no dia 25 de abril de 1974, teve o seu encontro com a História. Após esta cerimónia é apresentado o projeto do Centro de Interpretação “Santarém Militar – CISM”, às 18h30, na Porta de Armas da Ex- EPC.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler
pub
banner-contratação-enfermeiros-ULS-Estuário-do-Tejo-2025

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem