Especialista em contrarrelógio conquista sétima vitória em prólogos e reforça estatuto de “RR7”
Maia, 6 de agosto de 2025 – Rafael Reis (Anicolor/ Tien 21) confirmou este sábado o favoritismo e voltou a dominar o cronómetro no arranque da 86.ª Volta a Portugal Continente, ao vencer o prólogo de 3,4 quilómetros, disputado nas ruas da Maia. Com esta vitória, o ciclista de Palmela soma já sete triunfos em prólogos da “Portuguesa” e veste pela sétima vez a camisola amarela Continente, passando a ser conhecido como RR7.

O especialista em contrarrelógio impôs-se com um tempo de 3 minutos e 51 segundos, à média de 52,987 km/h, relegando o vianense Iuri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA) para o segundo lugar, a três segundos. O belga Jens Verbrugghe (Israel/ Premier Tech Academy) completou o pódio, a quatro segundos do vencedor.
“É um dia especial, ao conseguir a sétima vitória em prólogos e outras tantas camisolas amarelas. Fiz aquilo para que a equipa me contratou: ganhar. O Iuri deu excelente luta e tive que me empregar a fundo, pois a distância era muito curta”, destacou Rafael Reis no final da prova.
O jovem Daniel Dias (Rádio Popular/ Paredes/ Boavista) foi um dos destaques nacionais ao terminar no 4.º lugar, a apenas sete segundos, demonstrando potencial entre os mais experientes. Já Iuri Leitão, Campeão Olímpico de pista, confessou ter sonhado com a liderança da Volta na etapa que amanhã parte da sua terra natal: “Tive a esperança de sair de amarelo amanhã em Viana, mas o Rafael é quase imbatível. Fiquei contente com a minha prestação”.
A equipa Israel/ Premier Tech Academy mostrou força no contrarrelógio, colocando quatro corredores nos dez primeiros, e viu Jens Verbrugghe assumir a camisola branca da juventude (Placard).
Classificação do Prólogo e Geral Individual:
1.º Rafael Reis (Anicolor/Tien 21), 3’51”
2.º Iuri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA), a 3”
3.º Jens Verbrugghe (Israel/Premier Tech Academy), a 4”
4.º Daniel Dias (Rádio Popular/Paredes/Boavista), a 7”
5.º Artem Nych (Anicolor/Tien 21)
Primeira etapa – 7 de agosto:
Viana do Castelo – Braga (Sameiro), 162,3 km. Partida às 13h00 e chegada prevista para as 17h25, com três metas volantes e quatro contagens de montanha, a última coincidente com a meta no Santuário do Sameiro.
Equipas em prova:
Entre os destaques estão a Caja Rural (ESP) como equipa Pro Team, e diversas formações continentais, como a Anicolor/Tien 21, Rádio Popular/Boavista, Efapel Cycling, Tavfer Mortágua, entre outras de Portugal, Espanha, México, Estados Unidos, Israel e Austrália.
A 86.ª edição da Volta a Portugal decorre até 17 de agosto, atravessando o país de norte a sul, com momentos decisivos esperados já nas próximas etapas, nomeadamente na chegada a Braga, onde a dureza do percurso promete mexer na geral.