O FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude chega em 2025 à sua 20.ª edição, que decorre de 29 de setembro a 5 de outubro em Santarém e Almeirim.
Em entrevista ao Mais Ribatejo, o dinamizador Nelson Ferrão faz o balanço do percurso iniciado em 1993, recorda o legado de Carlos Oliveira (Chona) e sublinha o papel do festival na democratização do acesso à cultura.
A edição deste ano traz a Santarém companhias de cinco países e propostas artísticas inéditas, como dança vertical numa parede do W Shopping, o mastro chinês no Mercado Municipal, performances interativas de rua e espetáculos de marionetas com técnicas inovadoras.
Além dos palcos tradicionais, o FITIJ mantém as linhas “Os Artistas vão à Escola” e “FITIJ’Além”, que levam o teatro a comunidades e escolas com menos acesso à oferta cultural.
“Queremos que as famílias e os jovens tenham contacto com modos diferentes de olhar o mundo. É essa a missão do FITIJ”, afirma Nelson Ferrão.
A programação completa decorre até 5 de outubro, com atividades para todos os públicos, de crianças a famílias, confirmando o FITIJ como um dos maiores encontros culturais do Ribatejo.
Veja aqui a entrevista completa: