InícioAutárquicas 2025Montenegro reforça no Entroncamento a importância da integração dos imigrantes e das...

Montenegro reforça no Entroncamento a importância da integração dos imigrantes e das suas famílias

O presidente do PSD, Luís Montenegro, esteve esta segunda-feira, 6 de outubro, no Entroncamento, numa curta visita de apoio ao candidato Rui Madeira (PSD/CDS-PP), onde sublinhou a necessidade de reforçar a integração dos imigrantes e das suas famílias, nomeadamente nas escolas.

Na cidade ferroviária do distrito de Santarém, onde há quatro anos o social-democrata Rui Madeira perdeu a Câmara para o PS por apenas 65 votos, Montenegro lembrou as visitas que tem feito ao concelho como líder do partido e enquanto primeiro-ministro, destacando os desafios colocados pela multiculturalidade.

“Visitei uma escola e lembro-me perfeitamente que uma das questões mais prementes era a gestão multicultural, tal era a quantidade de nacionalidades que estavam ali presentes com alunos, normalmente filhos de imigrantes”, afirmou.

O líder do PSD garantiu o apoio do Governo à qualificação dos espaços escolares e à adaptação dos mesmos “aos desafios que a escola pública hoje enfrenta”, referindo-se à necessidade de uma melhor integração dos alunos oriundos de famílias imigrantes.

Montenegro defendeu uma gestão mais regulada dos fluxos migratórios, que garanta a dignidade de quem procura Portugal para trabalhar.

“Queremos que quem venha para Portugal venha com um vínculo de trabalho, que permita uma integração mais plena no nosso país, com acesso à saúde, habitação e educação”, afirmou.

A visita de Luís Montenegro coincidiu com a recente aprovação, no Parlamento, do novo regime jurídico de entrada e permanência de cidadãos estrangeiros, que introduz alterações significativas, incluindo nas regras do reagrupamento familiar.

Durante o périplo pelo centro do Entroncamento, Montenegro parou para cumprimentar populares, entre eles Maria Cremelinda, uma residente que recordou com emoção os tempos de Sá Carneiro e que todos os dias endireita uma fotografia com o atual primeiro-ministro. “Você tem um sorriso tão bonito”, comentou. Montenegro, bem-disposto, respondeu: “Algumas pessoas dizem que eu sorrio demais, mas olhe, eu faço isto naturalmente”.

Antes de se despedir, o líder do PSD recebeu um presente simbólico: um conjunto de chávenas com inscrições alusivas aos fenómenos populares que tornaram o Entroncamento conhecido, como o cão que fala ou as abóboras gigantes.

Montenegro prometeu ainda analisar a proposta do candidato Rui Madeira para a requalificação da estação ferroviária do Entroncamento, destacando a importância deste meio de transporte para o ambiente e a qualidade de vida.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem