InícioRegiãoPresidente da Câmara de Tomar distribui pelouros com apoio do Chega no...

Presidente da Câmara de Tomar distribui pelouros com apoio do Chega no executivo

Samuel Fontes, vereador do Chega, assume pelouros em áreas-chave como Mobilidade, Cultura e Economia Local. AD governa com apoio da extrema-direita

O novo presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, eleito pela Aliança Democrática (PSD/CDS-PP), definiu esta terça-feira a distribuição de pelouros para o mandato 2025-2029, num modelo de governação que oficializa o apoio político do Chega, partido ao qual foi atribuída responsabilidade executiva no novo ciclo autárquico.

Executivo da Câmara Municipal de Tomar

O vereador Samuel Fontes, eleito pelo Chega, vai assumir áreas com forte visibilidade e impacto na vida da cidade, como a Gestão da Mobilidade, Economia Local, Mercados e Feiras, Cemitérios Municipais, Gabinete Veterinário Municipal e a Biblioteca Municipal. A sua entrada no executivo marca a primeira vez que o Chega participa diretamente na governação municipal de Tomar.

Tiago Carrão, presidente da Câmara de Tomar

A composição do novo executivo resulta de um entendimento político entre a AD e o Chega, que não tinha maioria absoluta, viabilizando assim a governação liderada por Tiago Carrão. A decisão tem gerado reações de surpresa e contestação, tanto nos meios políticos como na sociedade civil tomarense, pelo alinhamento da direita tradicional com a extrema-direita.

Tomada posse dos autarcas eleitos de Tomar

Presidente assume Finanças, Turismo e Proteção Civil

Tiago Carrão concentrou em si os pelouros de finanças municipais, proteção civil, comunicação, investimento, turismo, cultura, habitação, associativismo e desporto, além da articulação com as freguesias e da coordenação geral dos serviços.

A vice-presidente Célia Bonet, também da AD, ficará com as pastas da educação, ação social, seniores e voluntariado, recursos humanos, atendimento ao munícipe, jurídico, auditoria interna e defesa do consumidor, entre outros serviços administrativos e organizacionais.

Já a vereadora Sandra Cardoso, da AD, assume os pelouros relacionados com obras municipais, infraestruturas, urbanismo, jardins, equipamentos, licenciamento de obras e juventude.

Sessão de tomada posse dos autarcas eleitos de Tomar

Nova estrutura de apoio à Presidência

Na estrutura de apoio à presidência, foi designada como chefe de gabinete Ana Isabel Palmeiro Calado, em regime de exclusividade. A equipa inclui ainda os secretários Fernando Cândido e António Pedro Costa, bem como o assessor Telmo Farinha, com funções de articulação institucional e apoio estratégico.

Joao Tenreiro, presidente da Assembleia municipal de Tomar

Um acordo com implicações políticas

A integração do Chega no executivo municipal de Tomar através do vereador Samuel Fontes representa uma alteração significativa no quadro político local. O entendimento entre a AD e o Chega, que permite à coligação governar sem maioria absoluta, confirma a crescente influência do partido de extrema-direita nas autarquias portuguesas, fenómeno que se tem vindo a intensificar nos últimos ciclos eleitorais. A oposição já manifestou preocupação com a aproximação da maioria a posições políticas extremadas.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler
pub
banner-contratação-enfermeiros-ULS-Estuário-do-Tejo-2025
pub

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem