
No passado domingo fui correr a Miranda do Corvo. O concelho soube aproveitar bem aquilo que a natureza lhes deu e esta prova de Trail Running é bem o exemplo disso. Os percursos são muito bonitos e a proximidade às aldeias do Xisto é valorizada.
Até a data da prova é bem escolhida: fevereiro é mês de chuvas, então é mês de ribeiras pujantes, então vão haver quedas de água, então muita gente vai tirar muitas fotos, então vão haver milhares de publicações nas redes sociais, então haverá imensa publicidade positiva sem o Município pagar diretamente um euro por isso…
Percebem como se trabalha?!
Nem é uma questão partidária, a Câmara não é nem nunca foi do BE, é de linha de rumo… É de saber o que se quer e para onde se vai!
Podereis perguntar:
– Então Santarém não tem também provas a quem a CMS dá apoio?
– Tem até três boas provas! Organizadas por três equipas, Pace.Makers, Scalabis Night Runners e Trilho Perdido; o problema é que os executivos que têm sido eleitos para gerir os nossos destinos nunca souberam aproveitar estas boas vontades para desenvolver sinergias num rumo para o concelho.
Dou mais um exemplo: uma das estruturas criadas em Miranda do Corvo foi o Centro de Estágio Trail Running e BTT de Vila Nova. Um centro de estágio simples mas prático, atraente e barato. A sua construção foi nos Baldios de Vila Nova.
Citando o folheto do Centro: Há uma “série de percursos marcados por todo o concelho onde é possível realizar um contacto direto com o concelho e a serra, com a fauna e flora. Percursos de trail running percorrem a serra, usufruindo das riquezas naturais, (…) sentir o aroma das diferentes espécies de flora, ouvir o chilrear dos pássaros… “
Santarém tem 5 vezes mais de população, a Câmara tem um orçamento 5 vezes superior, tem duas Associações de Compartes dos Baldios na Serra, tem [ou devia ter] um relacionamento positivo com o Parque Natural da Serra de Aire e dos Candeeiros, tem [ou devia ter] ideias para o desenvolvimento das aldeias da Serra que não passasse só pela exploração de pedra de calçada, mármore ou cal…
Todas as pessoas que me conhecem sabem da minha paixão pelo Trail e pela bicicleta, em particular pelas cicloviagens. Esses gostos deram-me “aventuras”, enriquecimento humano e valorizaram-me social e culturalmente.
Por este mundo tenho visto coisas tão interessantes e tão simples que imensa vida e dinamismo dariam a Santarém. No domingo passado foi aqui perto em Miranda do Corvo.
No respeito democrático, cada terra tem os dirigentes que o seu povo escolheu ter. É assim a vida!
Vítor Franco
Fotos da cicloviagem pelo Danúbio, junho 2019
Mais info em santaremnomundo.blogspot.com













