Projeto #SOUDESPORTO em CASA, promovido pela ESDRM, teve início no dia 23 de março e já registou mais de 100 mil visualizações, o que é revelador da pertinência e sucesso do programa.
A Escola Superior de Desporto de Rio Maior, desenvolve programa de atividade física #SOUDESPORTO em CASA, em parceria com o IPDJ- Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., no âmbito da campanha Ser Ativo em Casa, onde promove a atividade física e a manutenção/melhoria da saúde física e mental.
O Projeto #SOUDESPORTO em CASA, promovido pela ESDRM-IPSantarém em parceria com o IPDJ, no âmbito da campanha #Ser Ativo em Casa, teve início a 23 de março, com o objetivo de contribuir para a redução de comportamentos sedentários e assim, promover a saúde física e mental de todos aqueles que vivem atualmente uma situação de confinamento e distanciamento social.
O projeto decorre em direto, e a partir de casa dos intervenientes, no Facebook da #ESDRM e consiste em sessões de exercício físico, de 2ª a 6ª feira, às 19h00.
“Este é um projeto para todos!” salienta o Diretor da ESDRM – Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Luís Cid. “Este projeto representa também o cumprimento da missão da ESDRM, que vai muito além da formação e da investigação. Estar perto das pessoas, permitindo que de forma segura e planeada possam fazer atividade física diariamente é um exemplo daquilo que instituições de ensino superior podem fazer para contribuir para o combate à situação que hoje vivemos e que não se resume a uma pandemia. Existem questões de isolamento social, bem-estar físico e psicológico que de forma “invisível” poderão prejudicar a vida das pessoas. O programa #SOUDESPORTO em CASA, vem tentar contribuir para a redução desses mesmos problemas”, afirma o diretor da ESDRM.
“A diversidade também é fundamental, para irmos ao encontro às motivações e capacidades de quem acompanha o programa”. As sessões são bastante diversas, e englobam atividades como a Localizada, Treino em circuito, Step Invisível, Tabata, Pilates, Body Combat, Corpo& Mente, Hip Hop, GAP, entre outros.
A coordenadora do programa, Liliana Ramos, salientou os números como elemento valorizador dos resultados já atingidos “Atingimos já cerca de 100 000 visualizações entre os dias 23 de março e 21 de abril e um alcance estimado de mais de 152 000 pessoas. São números com uma expressão muito importante e que nos dão ainda mais vontade de continuar. Professores e alunos estão altamente empenhados neste projeto.”
Por isso mesmo e como complemento às sessões em direto, a partir do dia 23 de abril, o programa #SOUDESPORTO em Casa vai lançar vídeos com “Dicas de Exercício”, às 3ª, 5ª, sáb. e dom., às 9h30m e que contarão com a colaboração de docentes e estudantes da ESDRM.
Outro projeto promovido pela ESDRM, O Programa Comunitário Diabetes em Movimento® Rio Maior (parceria entre a Direção Geral de Saúde – DGS, o Instituto Politécnico de Santarém (ESDRM e Escola Superior de Saúde de Santarém) e o Município de Rio Maior) dirigido a pessoas com Diabetes Tipo 2, também garantiu continuidade no facebook da instituição, integrando, a 30 de março, às 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 9h30, sessões em direto para todos os que pretendem participar.
Quem e como pode participar no programa #SOUDESPORTO em CASA? Todas as pessoas que possuam uma ligação à internet, via smartphone ou computador, através de Facebook da ESDRM (@ESDRM.IPSantarem ou https://www.facebook.com/ESDRM.IPSantarem/)















