A AQUANENA obteve um financiamento no valor de €5.000.000 do programa REACT-EU e que se destina a cofinanciar os projetos prioritários, a executar até 2023, no âmbito do Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena e que totalizam um investimento total elegível de €7.823.972,03.
A AQUANENA foi uma das cinco entidades beneficiárias de financiamento para a realização de investimentos prioritários em infraestruturas de saneamento de águas residuais, obtido no âmbito das verbas do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa – REACT-EU alocadas ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática e que permitirá a expansão e a melhoria da rede de saneamento de cinco entidades gestoras.
O contrato de financiamento da AQUANENA foi assinado no dia 09 de fevereiro de 2022, em cerimónia realizada em Alcanena, com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e na qual foram assinados os contratos de financiamento de mais quatro entidades gestoras – Águas do Alto Minho; Águas do Norte, Águas da Região de Aveiro e AgdA – Águas Públicas do Alentejo – perfazendo um total de investimento de 28 milhões de euros, ao qual está previsto um acréscimo de 7 milhões de euros, com a abertura de um novo aviso ainda este ano.
Após a cerimónia, a comitiva visitou a ETAR de Alcanena, sob a gestão da AQUANENA, para tomar conhecimento dos projetos previstos para esta infraestrutura do sistema.
O REACT-EU é a iniciativa da Comissão Europeia que surge no âmbito dos programas em curso da política de coesão para lançar as bases para a recuperação pós COVID-19, sendo operacionalizado em território continental pelo COMPETE 2020, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O REACT-EU, enquanto mecanismo de financiamento, constitui uma ponte para o plano de recuperação a longo prazo, com o apoio a intervenções de execução rápida, até 2023.
Salienta-se que o Plano Estratégico foi delineado para um horizonte temporal de 10 anos, de 2021 a 2030, e prevê um conjunto de outros investimentos complementares a esta primeira fase, perfazendo um valor superior a 10,4 milhões de euros.