InícioCorreio dos LeitoresAlerta contra esquemas fraudulentos de apoio à Ucrânia e como se pode proteger

Alerta contra esquemas fraudulentos de apoio à Ucrânia e como se pode proteger

Um dos esquemas (scams) que agora está mais ativo aproveita o bom espírito de muitos portugueses que estão solidários com a causa ucraniana a as várias notícias (verdadeiras) de que o auxílio financeiro à Ucrânia por parte da União Europeia e dos EUA diminuiu a um ponto tal que reduziu as capacidades defensivas ucranianas no mesmo momento em que a Rússia multiplica as ofensivas no terreno e começar a ganhar terreno designadamente na zona de Avdiivka.

O esquema é uma variante do conhecido “romance scam” e tem a sua base de recrutamento de vítimas no Twitter. A organização é empresarial e multinível começando pela prospecção de futuros alvos entre aqueles que expressam nesta rede social o seu apoio. O alvo principal são homens e os contactos são estabelecidos por mulheres que se dizem ucranianas, militares ou enfermeiras de combate que estão na linha de frente e que pedem ajuda ou para comprarem armas, munições, drones ou até para corromperem os seus oficiais por forma a poder serem transferidas para a retaguarda.

Estes golpistas (scammers) contactam os seus alvos através de chamadas de voz, mensagens de SMS, email mas, sobretudo, através do Twitter (X) e WhatsApp. Usam geradores de números de telemóveis no nosso indicativo 351 e – sobretudo – as exfiltrações de nomes e contactos do Facebook e Linkedin que estão à venda por algumas centenas de dólares na darkweb. As estatísticas dizem que os mais idosos, sobretudo os que vivem sozinhos, que acedem regularmente à Internet e têm alguma estabilidade financeira são os mais susceptíveis a serem induzidos a cairem nestes esquemas. Partilhe esta informação com os seus amigos e familiares e contribua para dificultar a actividade destas redes que aproveitam a empatia e a solidariedade para com a Ucrânia para realizarem a sua actividade criminosa.

Alguns dos golpes (scams) que aproveitam a Guerra na Ucrânia:

1. “Ajude! Não consigo sair daqui”)
Um golpista (scammer) contacta-o e diz que tem um familiar ou amigo algures na Ucrânia que quer sair do país e não consegue porque lhe falta dinheiro. A variante mais usada é a do “golpe do avô” em que o burlão alega ter o avó na Ucrânia e que está a tentar financiar a sua saída do país em guerra. Numa outra variante o amigo ou familiar está detido e é necessário pagar a fiança ou corromper um oficial de Justiça ou o sistema prisional. Há também variantes em que se pede ajuda para reparar um carro avariado ou comprar um bilhete de avião. Para aumentar a solidariedade frequentemente os burlões invocam um furto ou terem sido vítimas dos altos níveis de corrupção da Ucrânia (neste ponto têm razão). Nestes esquemas usam fotografias manipuladas de pessoas reais.

2. “Precisamos da sua ajuda mais do que nunca!”
O agravamento na situação na frente leste com a redução do apoio europeu e dos EUA (devido aos bloqueio dos regimes húngaro e eslovaco e o bloqueio à ajuda ucraniana por parte dos EUA imposto pelos apoiantes de Trump) criou uma crise na frente que os golpistas estão a aproveitar. Há várias páginas na plataforma GoFundme que são geridas por criminosos. Se faz as suas doações através de sites que simulam sites oficiais como https://somostodosucrania.pt/ ou https://caritas.pt/ucrania/ . Verifique sempre que o URL (endereço) corresponde mesmo ao dessa organização e confirme-o numa busca no Google ou através de um site terceiro. Existem várias réplicas criminosas de sites legítimos que, por vezes, variam apenas através de um caracter a mais ou a menos.

3. Atenção aos Deepfakes de audio e vídeo
A grande evolução da tecnologia de Inteligência Artificial permite hoje em dia – e cada vez mais – está já hoje a produzir vídeos com celebridades que visam comercializar produtos ou serviços falsos ou operados por criminosos. É o caso deste vídeo em Zelensky surge a ordenar a rendição às as suas forças armadas: https://youtu.be/X17yrEV5sl4 ou de Elon Musk falando de uma criptomoeda: https://www.facebook.com/watch/?v=383568663570033. Estes dois exemplos ainda são toscos mas, em breve, estes vídeos serão indistinguíveis de vídeos reais. A principal pista para os identificar são – nos dias de hoje – pequenas oscilações da posição da boca no rosto, a falta de sincronia entre voz e os movimentos da boca, e, sobretudo, aquilo que é dito e que ou é chocante ou dificilmente credível ou ainda altamente improvável de ser dito pela personalidade filmada. Em breve, o avanço da IA será tal que restarão apenas estes últimos elementos.

4. “Tenho muito dinheiro”
Esta variante da “burla do príncipe da Nigéria” alega que se é alguém com uma fortuna na Ucrânia e que precisa de ajuda a tirar esse dinheiro fora do país. O esquema ocorre quando o burlão pede um pagamento para “custos de transferência” que será recompensado com o pagamento de uma “comissão”. Se receber uma mensagem deste tipo, reporte-a como spam ou, no WhatsApp, use a opção para denunciar o contacto.

5. “Bom investimento”
A indústria de defesa na Ucrânia e, em particular, a fabricação e transformação de drones para operações militares é actualmente um dos maiores sectores da economia ucraniana.
Dica: se alguém – que não conhece – o contacta com um potencial “bom negócio” (e atenção: que podem passar semanas até aparecer esse assunto nas conversas trocadas entre ambos): suspeite: é quase de certeza um Scam.

6. “Se eu pudesse apenas proporcionar um enterro adequado ao meu ente querido”
O golpe do funeral aparece durante tragédias nacionais, desastres naturais e tempos de guerra: Apelos por dinheiro para enterrar membros da família falecidos ou dinheiro para passagens aéreas para comparecer a um funeral.
Trate com cautela todos estes pedidos e não envie dinheiro directamente para alguém que conhece apenas através de uma aplicação ou site.

7. “Estou defendendo a sua liberdade”
Os scammers não apenas explorarão suas emoções para ajudar os outros. Irão também apelar também para seu o sentido de patriotismo. Pense duas vezes se receber contacto de alguém que diz ser um soldado na Ucrânia.

8. “Amo-te”
Os Golpes ou Scams românticos são incrivelmente eficazes e, na maioria, não são reportados às autoridades. Este scam (com muitas variantes mas muito usado por scammers de Leste) é muito eficaz e, provavelmente, atualmente o mais ativo no Instagram e na X. Os Scammers, frequentemente, vão alegar que para irem viver consigo precisam que lhes pague a viagem de avião ou ao seu superior hierárquico no exército ucraniano para conseguirem deixar o país. Irão enviar videos e fotos. Algumas poderão ser íntimas (e, provavelmente, falsas) e irão pedir as suas (o que pode levar a outro scam: a sextortion). Assim que fizer o pagamento: apagará as contas e levará consigo toda a verba que, entretanto, lhe transferiu.

9. “Preciso de ajudar para transferir dinheiro entre contas”
Neste scam uma ucraniana enfermeira de guerra ou um militar em serviço na frente (o mesmo scam é usado por supostas “militares americanas em serviço”) que pede ajuda para comprar armamentos ou abastecimentos e alega que precisa de os receber em criptomoedas mas que a sua conta na Coinbase (ou outro broker) está “bloqueada” ou “limitada” e que precisa que faça recebimentos no Paypal e que depois os transfira para a Coinbase. A vítima não perde muito dinheiro, numa fase inicial mas começa a receber pagamentos de cartões de créditos para a sua conta Paypal que depois transfere para a Coinbase e daqui para a wallet da burlona (geralmente são mulheres: alegadamente).
Numa variante, o/a militar (quase sempre são “mulheres”) diz que encontrou, no decurso de uma missão de combate, uma avultada quantia de dinheiro e que “depois de procurar vários locais onde investir verificou que Portugal era o País ideal”. A dado ponto da conversa (que pode demorar dias ou semanas) o burlão pergunta à eventual vítima se esta pode “disponibilizar a minha conta bancária para poder servir de “barriga de aluguer” a troco de uma choruda comissão”. Posteriormente o burlão refere “custos” e pede um pagamento: e é aí que entra a burla, desaparecendo o burlão/burlona no éter assim que a transferência é feita.

O que fazer para evitar cair nestes esquemas (scams)?

1. Se o primeiro contacto não foi estabelecido por si e, sobretudo, se este alega ter sido um engano fruto da troca de um nº do telemóvel.
2. Certifique-se de que a organização ou pessoa que está solicitando doações é legítima. Pesquise na internet, verifique sites oficiais e procure informações sobre a entidade.
3. Os Golpistas frequentemente usam histórias emocionais e apelos urgentes para manipular as pessoas. Desconfie de pedidos que pressionem por doações imediatas sem fornecer informações detalhadas sobre como o dinheiro será usado.
4. Faça doações apenas por canais reconhecidos e confiáveis. Evite enviar dinheiro por meio de transferências bancárias, aplicações de pagamento ou outros métodos que não ofereçam proteção ao consumidor.
5. Se alguém entrar em contacto pedindo doações em nome de uma organização ou como um soldado, confirme a identidade por meio de canais oficiais. Entre em contacto diretamente com a organização ou use fontes verificáveis para confirmar a situação.
6. Nunca forneça informações pessoais, como números de cartão de crédito, a estranhos ou em resposta a solicitações suspeitas. Organizações legítimas não solicitam informações financeiras ou pessoais por e-mail, mensagem de texto ou telefonema não solicitado.
7. Esteja alerta a e-mails, mensagens de texto ou ligações não solicitadas pedindo doações. Verifique os endereços de e-mail, números de telefone e gramática, pois os golpistas muitas vezes cometem erros nessas áreas.
8. Se estiver doando online, use plataformas conhecidas e confiáveis (p.ex. https://war.ukraine.ua/support-ukraine/). Evite clicar em links desconhecidos e aceda sempre aos sites directamente digitando o endereço na barra de navegação.
9. Se deseja fazer uma doação para ajudar na crise na Ucrânia, escolha organizações de caridade respeitáveis e conhecidas. Verifique se eles têm histórico de transparência e prestação de contas.
10. Esteja ciente dos tipos de golpes que são comuns em situações de crise. O conhecimento é a ferramenta mais poderosa para evitar cair em armadilhas!

Iniciativa CpC: Cidadãos pela Cibersegurança

Organizações ucranianas legítimas que Auxiliam no Esforço de Guerra:
https://www.reddit.com/r/ukraine/wiki/charities/

 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem