InícioSociedadeEx-deputado e líder do PS Distrital de Santarém, António Gameiro constituído arguido...

Ex-deputado e líder do PS Distrital de Santarém, António Gameiro constituído arguido na operação da Judiciária à FPF

O advogado António Gameiro, ex-deputado do Partido Socialista e antigo presidente da Federação Distrital de Santarém do PS, foi constituído arguido no âmbito da operação “Mais Valia”, levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) esta segunda-feira, e que teve como foco a venda da antiga sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em 2018.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial da PJ, que adianta que Gameiro — que é também arguido num processo de corrupção relacionado com uma autarquia do Algarve — está entre os dois primeiros nomes constituídos arguidos nesta operação, juntamente com Paulo Lourenço.

As autoridades investigam suspeitas de crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem, participação económica em negócio e fraude fiscal na transação do edifício situado na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa, que foi vendido por mais de 11 milhões de euros durante a presidência de Fernando Gomes na FPF.

Paulo Lourenço, o advogado, trabalhou como secretário-geral entre 2012 e 2018, na federação, e como assessor jurídico do então presidente, Fernando Gomes, enquanto António Gameiro, doutorado em Direito, foi deputado do PS eleito cinco vezes por Santarém, tendo saído da Assembleia da República em 2023.

A operação mobilizou 65 inspetores da PJ, 15 peritos de polícia científica, além da participação de juízes, magistrados e representantes da Ordem dos Advogados, tendo sido cumpridos 20 mandados de busca nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém — incluindo escritórios de advogados, residências e uma instituição bancária.

A Federação Portuguesa de Futebol já veio reagir, afirmando-se “surpreendida” com as buscas e prometendo agir “com total inflexibilidade” em relação a eventuais práticas ilícitas. A nova direção da FPF, liderada por Pedro Proença, comprometeu-se ainda a intensificar as medidas de auditoria interna, que foram iniciadas a 17 de março.

A investigação está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, que agora irá proceder à análise dos documentos e suportes informáticos apreendidos.

António Gameiro, 55 anos, de Ourém, foi deputado à Assembleia da República pelo círculo de Santarém durante vários mandatos e uma figura de destaque no PS distrital, tendo também exercido funções como vereador em Ourém. Nos últimos anos, dedicou-se à advocacia e manteve atividade política local e nacional.

O processo continua em investigação.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler
pub
banner-contratação-enfermeiros-ULS-Estuário-do-Tejo-2025
pub

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem