Professora reformada e figura do associativismo local é aposta social-democrata para as autárquicas de 2025
A Secção de Coruche do Partido Social Democrata (PSD) anunciou a candidatura de Rita Baltazar Paulo à presidência da Assembleia Municipal nas eleições autárquicas de 2025. A escolha é apresentada como parte de uma candidatura com “#AmoraCoruche”, que pretende ser agregadora e assente na escuta ativa da população.
Natural da Lamarosa, Rita Paulo, de 72 anos, tem um longo percurso ligado ao ensino e ao movimento associativo. Professora durante décadas na Escola Secundária de Coruche, manteve-se sempre envolvida em atividades de apoio social e cívico. Atualmente, desempenha funções em várias instituições, incluindo a Associação de Solidariedade Social de S. José da Lamarosa, a Cáritas paroquial, a Banda da Sociedade de Instrução Coruchense e o Movimento dos Cursos de Cristandade.
Militante histórica do PSD, Rita Baltazar Paulo foi autarca durante 28 anos, integrando a Assembleia de Freguesia e o Executivo da Freguesia de Coruche. A sua candidatura, explica o partido, surge “pela necessidade urgente de mudança no concelho” e como resposta a muitos apelos da população local. Com uma reputação construída na proximidade e dedicação à causa pública, é descrita como alguém que “nunca virou costas aos desafios”.

“Está na hora de mudar!”
Francisco Gaspar, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Coruche, sublinha que esta é uma candidatura que não é contra ninguém, mas sim “com amor a Coruche”. Afirmando que “Coruche precisa de caras novas, ideias novas e gente com visão”, Francisco destaca a confiança depositada em Rita Paulo e na sua equipa.
A própria candidata assume a vontade de dar voz aos que “se sentem desanimados, desiludidos e esquecidos”. Diz que vê nesta candidatura uma missão para “servir a terra e as gentes”, afirmando: “Coruche é, sem dúvida, um sítio lindo para se viver, por isso temos que valorizar o seu bem-estar, a sua natureza e o seu encanto à beira do rio”.
Um projeto para todos
Com o lema de trabalhar “sem arrogâncias e sem discriminações”, o PSD de Coruche promete uma abordagem inclusiva nas freguesias, na Assembleia Municipal e na Câmara, apelando à participação de todos neste novo ciclo político.
A candidatura à Assembleia Municipal liderada por Rita Baltazar Paulo será uma das peças-chave da estratégia social-democrata nas autárquicas de 2025, num concelho onde o partido pretende afirmar-se como alternativa sólida e próxima da comunidade.