O Município de Sardoal vai assinalar os 51 anos da Revolução de Abril com um programa diversificado de iniciativas culturais, desportivas e institucionais, em parceria com várias entidades locais. As comemorações estendem-se de 23 a 30 de abril e incluem literatura, cinema, exposições, debates e atividades ao ar livre.
As celebrações arrancam no dia 23 de abril, com a apresentação do livro infantil “A História que um dia também vais contar”, de Pedro Dyonysyo, dirigida a alunos do 1.º ciclo, no Centro Cultural Gil Vicente (CCGV). No mesmo dia, pelas 21h30, será exibido o documentário “Sempre”, numa sessão com a presença da realizadora Luciana Fina, integrada no ciclo “O Outro Cinema”, promovido pelo Município e pelo Cineclube Espalha Fitas.
No dia 24 de abril, às 10h00, abre na Biblioteca Municipal a exposição “Adeus, Pátria e Família”, cedida pelo Museu do Aljube, e que estará patente até 20 de maio. No dia 26, destaque para o lançamento nacional do filme “Camarada Cunhal”, com duas sessões no CCGV, às 16h00 e 21h30.
O dia 25 de Abril começa às 9h00, com o tradicional hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se as Corridas da Liberdade, pelas 10h00, na Praça da República. À tarde, pelas 15h00, decorre o XIX Torneio Interconcelhio de Escolinhas de Futebol, organizado pelo GDR “Os Lagartos”, no Parque Desportivo Municipal. Pelas 17h00, o Centro Cultural Gil Vicente recebe a sessão extraordinária da Assembleia Municipal, subordinada ao tema “Princípios e Valores do 25 de Abril, em abril de 2025”.
A 26 de abril, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal acolhe o encontro “À conversa com… Clara Não”, ilustradora, escritora e feminista.
As comemorações encerram no dia 30 de abril, pelas 21h30, com o espetáculo multidisciplinar “Flor da Liberdade”, que junta dança contemporânea, música e poesia, apresentado pelo coletivo Dancema, no Centro Cultural Gil Vicente.
A programação completa pode ser consultada em www.cm-sardoal.pt.














