O Município de Tomar vai assinalar os 51 anos da Revolução de Abril com um programa diversificado que alia memória, cultura, gastronomia e desporto automóvel. As celebrações têm início na manhã de quinta-feira, 25 de abril, às 10h00, com o descerramento da lápide da Rua António Lopes Rodrigues, junto à Escola Básica de Santa Iria.
Este momento solene presta homenagem ao antigo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, mas assume também um carácter simbólico mais alargado, ao evocar todos os autarcas do concelho, numa altura em que se assinala quase meio século das primeiras eleições autárquicas em democracia.
Sessão solene e vozes da Liberdade
A partir das 16h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe a sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Tomar, com intervenções de representantes de todas as forças políticas locais. O programa inclui ainda momentos musicais, numa cerimónia que pretende refletir o espírito democrático e pluralista do 25 de Abril.
Doçaria, folclore e música na Praça da República
Em simultâneo, entre as 15h00 e as 19h00, decorre na Praça da República mais uma edição do Doce Passeio Doce, uma mostra de sabores e saberes locais. As pastelarias do concelho saem à rua com a sua melhor doçaria conventual e regional, a que se juntam mel, compotas, licores e bebidas tradicionais.
A tarde será também animada com atuações do Coro da Universidade Sénior de Tomar (15h30), do Rancho Folclórico da Linhaceira (17h30) e da companhia de dança Thomar Sellium, acompanhada pelo grupo de música medieval Sacarrabos (18h15), proporcionando uma verdadeira festa popular no centro da cidade.
Templários Rally Classic anima Tomar e região
O desporto também marca presença nas comemorações com a realização de mais uma edição do Templários Rally Classic, que promete animação nas ruas da cidade e nos arredores. A partida está marcada para as 16h00 na Várzea Grande, com duas classificativas na zona de Porto de Cavaleiros, seguidas de duas provas noturnas a partir das 21h20, centradas na Avenida Norton de Matos.
O rally prossegue no sábado, dia 26, com provas em Dornes (Ferreira do Zêzere) durante a manhã e, à tarde, na zona dos Brasões.













