A Câmara Municipal de Alpiarça inaugurou esta sexta-feira, 25 de Abril, o monumento escultórico “Aos Resistentes Antifascistas”, da autoria do escultor Armando Ferreira, numa cerimónia realizada junto ao Mercado Municipal, no âmbito das comemorações dos 51 anos da Revolução dos Cravos.
O novo monumento presta homenagem a todos os que, com coragem e sacrifício pessoal, lutaram contra o regime ditatorial do Estado Novo em defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos.
A inauguração integrou-se na “Festa da Liberdade”, organizada pela autarquia com o lema “Abril Todos os Dias”, que decorreu ao longo do dia, reunindo a comunidade em torno de diversas atividades culturais, desportivas e artísticas.
Depois da cerimónia, o programa prosseguiu com ateliers abertos ao público e momentos de folclore e dança, com atuações do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça, do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça – Albandeio, do Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas José Relvas e da comitiva da Polónia participante no FIFCA – Festival Internacional de Folclore, Culturas e Artes.
A tarde de celebração da liberdade terminou com a entrega dos prémios da 5.ª edição dos Jogos Florais do Concelho de Alpiarça, reforçando o espírito de Abril através da cultura, da música, da dança e da palavra.










