InícioCultura & lazerCouço celebra o 25 de Abril com mural de Mariana Duarte Santos...

Couço celebra o 25 de Abril com mural de Mariana Duarte Santos e exposição de Fausto Giaccone

O Couço, terra de resistência e luta pela liberdade, foi este ano palco de várias iniciativas que marcaram as comemorações dos 51 anos do 25 de Abril no concelho de Coruche.

Entre os momentos mais simbólicos esteve a inauguração do mural de grande escala “O Povo em 1975”, da autoria da artista Mariana Duarte Santos, apresentado no Bairro 23 de Junho, na Rua do Comércio. A obra, inspirada em fotografias documentais de Fausto Giaccone, presta homenagem às mulheres e homens da Reforma Agrária, eternizando em cor e gesto a memória dos que lutaram pela transformação do país.

“É um gesto de justiça visual em resgate da memória”, destaca o Município de Coruche, sublinhando a importância da intervenção no reforço da identidade coletiva do Couço, um dos bastiões históricos da resistência antifascista.

A artista Mariana Duarte Santos, que já tinha participado na Bienal de Coruche em 2021, regressou agora ao concelho com um trabalho de arte pública que celebra a liberdade, em comunhão com o passado e o presente da comunidade.

Exposição de fotografia de Fausto Giaccone no Museu Municipal de Coruche

Ainda no âmbito das comemorações, foi também inaugurada no Museu Municipal de Coruche a exposição “O Povo em 1975”, da autoria do fotógrafo italiano Fausto Giaccone. As imagens expostas captam com rara sensibilidade os rostos, gestos e emoções do povo português nos dias intensos do pós-revolução, testemunhando a construção da democracia durante o Processo Revolucionário em Curso (PREC).

A inauguração da exposição foi acompanhada de um debate no Auditório do Museu, que contou com a presença de Fausto Giaccone e da antropóloga Paula Godinho, proporcionando um espaço de reflexão sobre a memória coletiva e os desafios da democracia.

O programa comemorativo integrou ainda uma visita simbólica ao Bairro da Liberdade, no Couço, recentemente requalificado. A intervenção, com um investimento de cerca de 1,2 milhão de euros, permitiu a melhoria de 32 fogos habitacionais e dos espaços exteriores envolventes. A visita contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Coruche, Fátima Galhardo, da presidente da Junta de Freguesia do Couço, Ortelinda Graça, do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, e dos restantes membros do executivo municipal.

Com arte, memória e investimento no futuro, Coruche celebrou, assim, a Revolução dos Cravos, afirmando que “25 de Abril é todos os dias”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Também pode ler

Artigos recentes

pub
banner-contas-prontas
pub
pub
banner-aguas-ribatejo
pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem