A Câmara Municipal de Santarém vai apoiar o tecido associativo e cultural do concelho com um total de 332.750 euros, no âmbito da edição de 2025 do PAAC – Programa de Apoio ao Associativismo e Agentes Culturais. A proposta de atribuição de apoios foi aprovada por unanimidade na reunião do Executivo Municipal realizada esta segunda-feira, 26 de maio.
O presidente da autarquia, João Teixeira Leite, sublinhou que se trata de um esforço significativo do Município, com destaque não só para o apoio à atividade regular das associações culturais, mas também para um reforço na componente de investimento em equipamentos.
“Conseguimos, com esforço financeiro, apoiar todas as candidaturas que obtiveram nota positiva, promovendo a atividade cultural e melhorando as infraestruturas das associações, nomeadamente através da aquisição de equipamentos de palco e som”, afirmou o autarca.
Apoios distribuídos por três áreas
Os 332.750 euros serão distribuídos da seguinte forma:
- 145.000 euros para Projetos Permanentes
- 70.250 euros para Atividades Pontuais
- 117.500 euros destinados a Investimento em Equipamentos
As candidaturas aprovadas dizem respeito a projetos que decorrerão até dezembro de 2025, no âmbito de uma política municipal que visa estimular a criação, realização e continuidade de iniciativas culturais e recreativas da comunidade, promovendo o acesso à cultura e o envolvimento da sociedade civil.
A lista de projetos apoiados será publicada de acordo com o regulamento do programa, permitindo eventuais reajustes e a formalização de protocolos com os agentes culturais, conforme previsto nos artigos 14.º e 15.º do PAAC.
Este reforço no apoio ao associativismo cultural reflete a estratégia do Município de Santarém de valorização das associações como agentes fundamentais na dinamização cultural e coesão comunitária em todo o concelho.
















