O Município de Sardoal vai realizar, no próximo dia 17 de julho, às 17h30, uma sessão de esclarecimento sobre o Programa “Floresta Ativa”, no Centro Cultural Gil Vicente. A iniciativa resulta de uma parceria com a Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação e é dirigida aos proprietários de terrenos florestais.
O Programa “Floresta Ativa”, promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Agência para a Energia e Clima, com financiamento do Fundo Ambiental, tem como objetivo incentivar a beneficiação e condução de povoamentos florestais, bem como o aproveitamento da regeneração natural, criando condições para um desenvolvimento sustentável das áreas florestais e aumentando a sua rentabilidade.
Os apoios financeiros previstos no âmbito deste programa variam entre os 650 e os 800 euros por hectare, constituindo um incentivo significativo à boa gestão florestal.
A participação na sessão é gratuita e pretende esclarecer dúvidas e informar os proprietários florestais sobre os procedimentos e critérios de acesso aos apoios. Esta ação insere-se no esforço do município em promover a valorização do território e a sustentabilidade dos recursos naturais, através da sensibilização e capacitação da comunidade local.