De 21 a 23 de novembro, Santarém vai ser o centro da criação artística jovem nacional com a realização da Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC), iniciativa que reúne artistas até aos 30 anos em torno da inovação, criatividade e expressão cultural.
Ao longo de três dias, o evento dá palco às ideias e talentos emergentes em 15 áreas artísticas, que vão da música às artes plásticas, da dança ao cinema, passando pelo design, ilustração, fotografia, teatro e literatura, entre outras. As obras e performances dos jovens criadores poderão ser apreciadas nos diferentes espaços integrados na programação oficial da MNJC em Santarém.
O ponto alto da mostra acontece a 23 de novembro, com a realização da Gala de Entrega de Prémios, onde serão revelados os vencedores de cada área, escolhidos por um júri especializado. Estão em jogo 15.000 euros em prémios, a distribuir entre os jovens mais promissores, como forma de incentivo à continuidade dos seus percursos criativos.
Organizada pelo Gerador, a MNJC é promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), em parceria com o Município de Santarém, reforçando o papel da cidade como palco de promoção da juventude, da arte e da cultura contemporânea.
A Mostra Nacional Jovens Criadores é, desde há vários anos, uma rampa de lançamento para novos talentos nacionais, oferecendo visibilidade, redes de contacto e oportunidades de desenvolvimento para jovens artistas de todo o país.













