Santarém vai acolher, entre os dias 21 e 23 de novembro, a Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC), uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com organização do Gerador e o apoio da Câmara Municipal de Santarém. Durante três dias, a cidade transforma-se num polo de efervescência cultural com mais de 130 jovens artistas a apresentarem os seus trabalhos em múltiplas linguagens artísticas.
De entrada gratuita e espalhada por vários espaços emblemáticos da cidade – como o Convento de São Francisco, o Teatro Sá da Bandeira, a Igreja de São João de Alporão, o Mercado Municipal, o restaurante Tascá e o Central Santarém – a programação inclui exposições, concertos, cinema, dança, teatro, literatura, moda, humor e momentos de encontro entre criadores.
A gala de encerramento, agendada para o dia 23 de novembro, contará com a presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e do presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite. Será também o momento da entrega de prémios, num total de 15 mil euros a distribuir pelos vencedores das 15 áreas artísticas representadas na mostra.
Uma cidade, múltiplas artes
O programa arranca na quinta-feira, 21 de novembro, com a inauguração da exposição “Arquitetura do Comum – Um lugar em construção: olhares sobre identidade, natureza, memória e futuros possíveis”, às 17h00, no Convento de São Francisco. A mostra inclui obras nas áreas de arte têxtil, arte digital, cruzamento disciplinar, escultura, fotografia, pintura e joalharia. Estará patente até sábado, com visitas guiadas programadas ao longo dos três dias.
Nesse mesmo dia, a dança sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira às 18h30, seguindo-se o humor e o convívio no Tascá, pelas 21h00, com a sessão “Swipe Get Together”.
Na sexta-feira, dia 22, a manhã abre com a formação “Descolonizar o nosso discurso na cultura”, orientada pela investigadora Sheila Khan, às 11h00, na Igreja de São João de Alporão. Durante a tarde e noite, a programação estende-se entre teatro, literatura, cinema e música, com destaque para a mostra de teatro no Teatro Sá da Bandeira, a partir das 14h00, e um concerto na Igreja de São João de Alporão, às 20h00.
O último dia, sábado, 23 de novembro, será marcado pela diversidade: declamação poética às 14h00, na Igreja de São João de Alporão; desfile de moda no Mercado Municipal, às 16h00; nova visita guiada à exposição às 17h30; e, finalmente, a Gala de Entrega de Prémios, às 18h30, no Convento de São Francisco (evento reservado a convidados).
Uma plataforma para o futuro
Criada para promover e apoiar a nova geração de artistas em Portugal, a MNJC assume-se como uma rampa de lançamento para jovens até aos 30 anos. Os participantes desta edição foram selecionados por um júri de reconhecido mérito nas suas áreas, como o escritor Gonçalo M. Tavares, a artista Selma Uamusse e a presidente da Lisbon Fashion Week, Eduarda Abbondanza.
A edição de 2025 dá continuidade a quase três décadas de história da Mostra Nacional Jovens Criadores, consolidando Santarém como um ponto de encontro incontornável para a juventude criativa do país.
A programação completa e mais informações sobre os artistas e projetos podem ser consultadas em https://gerador.eu/mostra-nacional-de-jovens-criadores.

















