O cinema sempre fez parte do programa do Verão in.Str desde a primeira hora. A edição deste ano não é exceção, mas apresenta como novidade todos os filmes serem agora exibidos no pátio do Teatro Sá da Bandeira, no centro histórico de Santarém.
Assim, em todas as noites de quarta-feira, a partir das 22h00, será projetada uma fita diferente, de acordo com a seleção e oferta do Cineclube de Santarém, a quem cabe a programação dessa iniciativa ao longo do decorrer do in.Str, que se estende até ao próximo dia 22 de setembro.

Para esta semana, na noite de quarta-feira, 10 de julho, é exibido o documentário ‘Os Grandes Criadores’, de Rámon de los Santos e de Elisa Bogalheiro, realizado em 2022, onde se conta a história de uma das mais importantes escolas de circo do país. Ao longo de 84 minutos, a fita acompanha a atividade da Companhia de Teatro do Chapitô, criada em 1996, em Lisboa. Para este documentário, os realizadores Elisa Bogalheiro e Ramón De Los Santos percorreram as suas salas e corredores para mostrarem as várias artes que ali são ensinadas e a paixão que move cada um dos intervenientes.

Na noite de 17 de julho, passa no páteo do TSB o filme ‘Fevereiros’ de Marcio Debellian, um documentário de 2017, vindo do Brasil que tem como protagonista Maria Bethânia, na ligação sincrética entre dois Fevereiros: o do Recôncavo baiano, religioso, e o do carnaval carioca, entre Santo Amaro da Purificação da Bahia e o Rio de Janeiro, com o apogeu da Mangueira.

A 24 de julho, será vez de recordar um dos grandes nomes do cinema francês, Jacques Tati, com a exibição do filme, ‘Parade’, uma comédia realizada em 1974. Ao longo da fita, personagens adultos e jovens formam uma massa entusiástica, unida pelo espetáculo que têm à sua frente. Desde o início, duas crianças demonstram, através de trocas de olhar, a alegria de estarem juntos. O público participa diretamente no espetáculo de circo e music-hall enquanto Tati, o mestre de cerimónias, dirige e anima esta humorada representação.

Finalmente, na noite de 31 de julho, será vez de o TSB receber o filme ‘O Faraó Negro, O Selvagem e a Princesa’, um filme de animação realizado por Michel Ocelot. Nesta produção franco-belga, de 2022, são apresentadas três histórias que decorrem em três épocas, ambientadas em três mundos diferentes: uma epopeia vinda diretamente do antigo Egipto; uma lenda medieval francesa, da região de Auvergne; e, finalmente, uma fantasia do século XVIII vestida de trajes otomanos e ambientada em palácios turcos.
Um filme primorosamente animado que nos transporta por paisagens reais e oníricas sempre inesperadas e frequentemente contrastantes, povoadas por deuses esplêndidos e tenebrosos, tiranos aviltantes e protetores benevolentes, amantes astutos e príncipes e princesas que fazem apenas o que lhe apetece – tudo numa deslumbrante explosão de cor.