Politécnico de Santarém organiza VI Encontro Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Em Educação

Congresso que promove a excelência pedagógica no Ensino Superior tem lugar na Escola Superior Agrária de Santarém

A 6.ª edição do CNaPPES – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior decorre nos próximos dias 11 e 12 de julho, no Instituto Politécnico de Santarém. Este congresso vai contar com cerca de 200 participantes, de Instituições de Ensino Superior portuguesas e brasileiras.

O congresso pretende dar continuidade ao projeto de valorização e promoção da excelência pedagógica no Ensino Superior e contribuir para a criação de comunidades de docentes, a partir da disseminação das suas práticas e da aprendizagem com os pares. Com base na partilha e discussão das práticas realizadas em contexto real, os participantes irão debater modelos e novas práticas pedagógicas que visem dar resposta à necessidade de oferecer uma formação sólida, flexível e inovadora, em termos científicos, no sentido de preparar os estudantes para um mercado de trabalho em constante mudança.

Neste congresso, docentes do Ensino Universitário e Politécnico das mais variadas especialidades, juntam-se com o propósito de discutir experiências pedagógicas. A introdução de práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Superior, veio dar reposta aos desafios e necessidades dos professores, sendo a partilha destes procedimentos debatida em encontros CNaPPES já realizados (Porto, Leiria, Lisboa, Setúbal e Minho).

O programa desta edição inicia pelas 10h com 7 workshops dinâmicos, promovidos por docentes de diversas Universidades e Politécnicos. De acrescentar que o primeiro dia conta ainda, a partir das 14h30, com a intervenção de Terry Maguire (National Forum for the Enhancement of Teaching and Learning in Higher Education) numa sessão plenária cujo tema central é “Supporting Teaching and Learning Enhancement at a National Level: Ireland’s Approach”, seguindo-se a participação de Patrícia Rosado Pinto (Universidade Nova de Lisboa), José Fernando Oliveira (Universidade do Porto), Fernando Remião  (Universidade do Porto) e Rita Cadima (Politécnico de Leiria), na mesa redonda sobre o tema “Práticas Institucionais de Apoio ao desenvolvimento profissional” (16h30 – 17h30).

No segundo e último dia, decorre uma sessão entre as 9h00 e as 10h30, que incide sobre a “Orientação e supervisão de trabalhos académicos: passado e presente”, por Jorge Ramos do Ó (Universidade de Lisboa), e também uma última palestra com início às 16h30, focada nos “Diferentes públicos, diferentes desafios”, orientada por Elsa Rodrigues (Politécnico de Beja), José António Moreira (Universidade Aberta), Manuel Lisboa (Universidade Nova) e Ana Luísa Pires (Politécnico de Setúbal).

A sessão de encerramento começa às 18h00 e conta com um momento musical, a cargo do Coro do Instituto Politécnico de Santarém.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Educação

Ir para Início