Sexta-feira, Abril 26, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasNERSANT qualifica as empresas da região na área de Literacia Financeira

NERSANT qualifica as empresas da região na área de Literacia Financeira

Sensibilizar as empresas para a avaliação da sua própria situação financeira, relativamente a um conjunto de indicadores e às médias dos principais setores de atividade, foi um dos objetivos que levaram a NERSANT a desenvolver um conjunto de estudos na área de Literacia Financeira.

A NERSANT desenvolveu um conjunto de estudos na área de Literacia Financeira, entre os quais:

Custos financeiros nas empresas da região e comparação com médias dos principais setores
O tecido empresarial do Ribatejo é constituído sobretudo por PMEs (micro e pequenas empresas) para as quais, tanto os sobrecustos financeiros como planos de amortização de capital excessivamente ambicioso podem por em causa, a prazo, a sua própria viabilidade. Este estudo sobre os custos financeiros nas empresas da região e a comparação com médias dos principais setores de atividade, permite às próprias PMEs uma avaliação da sua situação atual, através de Key Performance Indicator (KPI) na área financeira, identificando nesse exercício de análise, as variáveis nas quais o seu desempenho deve ser revisto. 

Caracterização das práticas de gestão financeira da região
Procedeu-se ao levantamento das práticas de gestão financeira que a maioria das PMEs dos setores representativos da região aplicam no seu dia-a-dia. Em paralelo, foi possível identificar as principais lacunas o que permitiu estruturar uma intervenção futura mais adequada, em termos de capacitação dos empresários e dos quadros técnicos que têm responsabilidades nesta área. 

Boas práticas de gestão financeira e de relação com a banca
Identificar e dar a conhecer um conjunto de boas práticas de gestão financeira aos empresários, foi o que se pretendeu com a realização deste trabalho. Foi ainda produzido um handbook que se constituiu como uma ferramenta de informação e qualificação, incluindo a questão sempre complexa da relação com a Banca.

Principais formas de interação com a banca
Esta atividade permitiu identificar, recolher, compilar e dar a conhecer aos empresários um conjunto de informação sobre a interação com a Banca na região, nomeadamente, quais os bancos mais relevantes, as tipologias de produtos disponíveis e mais contratados para diversos tipos de necessidade financeiras (tesouraria, investimento, etc.), tipologia de informação trocada, frequência e modos de interação. 


A informação integral dos estudos está disponível, na área de documentação, no portal do projeto em www.inovfin.pt 

O Ribatejo InovFin foi um projeto apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela NERSANT, que visou a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME).
 

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar